Radiopacidade: O metal Alumínio é Padrão de Referência?
♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattes –página 1
PARDINI, L.C. Radiopacidade: O metal Alumínio é Padrão de Referência? Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série Q): página 1, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181,
A imagem radiográfica das estruturas do Complexo Dentomaxilofacial contribuem para a realização do Diagnóstico Diferencial. O metal Alumínio quando radiografado em condições experimentais de laboratório temj sido indicado como imagem padrão para comparação de Materiais Restauradores [3] e para as orientações das condutas e procedimentos em Odontologia [1,2,3,4]
Ao incorporar estas partículas de metal pesado, no Compósito, estará contribuindo para a propriedade de extrema importância em Material Restaurador: a Radiopacidade.
A Radiopacidade é uma característica que todo Material Restaurador deve ter, que consiste em fornecer uma imagem radiográfica objetivsando o Interpretação Radiográfica (Diagnóstico).
Dentre estes elementos químicos pode-se destacar os elementos químicos: Bário, Estrôncio e Zircônio. O metal Alumínio (Z=30) é utilizado como Padrão de Referência para a avaliar a Radiopacidade.Uma espessura de 2 mm de Dentina é equivalente a uma Radiopacidade de 2,5 mm de Alumínio, e, a radiopacidade do Esmalte equivale a 4 mm de Alumínio.
Os compósitos incluem em sua composição Elementos Químicos que contêm átomos com elevado Número Atômico (Z). Para ser efetivo, um compósito deve exceder a Radiopacidade do Esmalte, mas os Padrões Internacionais aceitam uma Radiopacidade equivalente a 2 mm de Alumínio. O Material Restaurador utilizado em Odontologia denominado de Amálgama possui Radiopacidade maior que 10 mm de Alumínio, excedendo a todas Radiopacidades dos Compósitos.
REFERÊNCIAS