Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes


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PARDINI, L.C. Abordagem Articular: A Interatividade nas Práticas Docentes. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011, ISSN 2448-1181


Abordagem Articular (Ação e Interatividade) é uma reflexão sobre as ferramentas pedagógicas na Arte de Educar com destaque paras as ações construtivas dos multimeios contribuindo como ferramenta pedagógica para o Educador e despertar para a motivação do “aprender” do Educando.

ROZENDO et al (1999) realizaram trabalho de pesquisa que demonstrou em uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde a coleta de informações para caracterizar as práticas docentes (a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem) utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação “bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.

Neste século XXI surge questionamento: Ainda persiste exclusivamente o ensino-aprendizagem “caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas ” constatada por ROZENDO et al em 1999?

Abordagem Articular em Educação deve estabelecer as conexões naturais e mínimas existentes entre dois ou mais seguimentos educacionais (ensino e aprendizado) objetivando a diminuir ou minimizar a “dicotomia” dos conteúdos programático promovendo e estimulando a ampla participação do educando [1,2,3,4].

Ação e Interatividade em Educação Superior (Odontologia) deve estimular e despertar para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e dos procedimentos (Diagnóstico, Planejamento, Prognóstico, Tratamento e Controle da Doença), mas estimular o desenvolvimento das ferramentas virtuais facilitadoras promovendo e auxiliando os processos comportamentais do Educando (futuro profissional da área da saúde: Cirurgião-Dentista).

Barco Abordagem Articular pode ser orientada por Ação Educacional com apoio de Interatividade) com apoio de “Coaching Educacional” com profunda experiência em Educação Superior (OdontologiaUSPFORPPODAELaciro).

          Desenvolvido no LACIRO/FORP/USP

O  LACIRO visa desenvolver e aprimorar os materiais e os métodos em Diagnóstico Bucal,  mediante Metodologias Pedagógicas de Ensino e de Aprendizado (Problematizadora e Construtivista) em Imagenologia Odontológica associada com os Multimeios.  A Equipe de Profisionais do LACIRO (Diretório de Grupo – CNPq) tem como  missão o incremento e o embasamento da produção científica que ampliam os conhecimentos técnicos e científicos conduzindo par os Métodos Avançados de Diagnóstico: Imagenologia Odontológica.



 REFERÊNCIAS

1. Freire, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. Freire, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989 [LINK]
3. Freire, P. Política e educação, 5. ed, São Paulo, Cortez, 2001. [LINK]
4. Gadotti M., Freire, P. Guimarães, S. Pedagogia: diálogo e conflito, 4. ed.,São Paulo: Cortez, 1995 [LINK]
5. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, J.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK]


Recebido: 13/11/2010 – Reformulado: 15/11/2010 – Publicado: 01/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISNN 2448-1181