K – Radiografia Extrabucal: Centro de Rotação Fixo
♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattespágina 1
PARDINI, L.C. Abordagem Articular: A Interatividade nas Práticas Docentes. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011, ISSN 2448-1181
Abordagem Articular (Ação e Interatividade) é uma reflexão sobre as ferramentas pedagógicas na Arte de Educar com destaque paras as ações construtivas dos multimeios contribuindo como ferramenta pedagógica para o Educador e despertar para a motivação do “aprender” do Educando.
ROZENDO et al (1999) realizaram trabalho de pesquisa que demonstrou em uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde a coleta de informações para caracterizar as práticas docentes (a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem) utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação “bancária”, segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.
Neste século XXI surge questionamento: Ainda persiste exclusivamente o ensino-aprendizagem “caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas ” constatada por ROZENDO et al em 1999?
Abordagem Articular em Educação deve estabelecer as conexões naturais e mínimas existentes entre dois ou mais seguimentos educacionais (ensino e aprendizado) objetivando a diminuir ou minimizar a “dicotomia” dos conteúdos programático promovendo e estimulando a ampla participação do educando [1,2,3,4].
Ação e Interatividade em Educação Superior (Odontologia) deve estimular e despertar para Educação Transformadora, transcendendo a Literatura Educacional das “Classificações das Doenças” [3] e as orientações das condutas e dos procedimentos (Diagnóstico, Planejamento, Prognóstico, Tratamento e Controle da Doença), mas estimular o desenvolvimento das ferramentas virtuais facilitadoras promovendo e auxiliando os processos comportamentais do Educando (futuro profissional da área da saúde: Cirurgião-Dentista).
Barco Abordagem Articular pode ser orientada por Ação Educacional com apoio de Interatividade) com apoio de “Coaching Educacional” com profunda experiência em Educação Superior (Odontologia – USP – FORP – PODAE – Laciro).
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O LACIRO visa desenvolver e aprimorar os materiais e os métodos em Diagnóstico Bucal, mediante Metodologias Pedagógicas de Ensino e de Aprendizado (Problematizadora e Construtivista) em Imagenologia Odontológica associada com os Multimeios. A Equipe de Profisionais do LACIRO (Diretório de Grupo – CNPq) tem como missão o incremento e o embasamento da produção científica que ampliam os conhecimentos técnicos e científicos conduzindo par os Métodos Avançados de Diagnóstico: Imagenologia Odontológica. |
REFERÊNCIAS