Artéria Carótida: Radiografia Panorâmica Detecta Ateroma?
♦ Plauto Christopher Aranha Watanabe – E-mail – Currículo Lattes – FAPESP ♦ Luiz Carlos Pardini – E-mailCNpQ – Currículo Lattes – Informações Adicionaispágina 1
WATANABE, P.C.A. , PARDINI, l..C Artéria Carótida: Radiografia Panorâmica Detecta Ateroma? Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série Q): página 1, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181,
Tecido Gorduroso pode alojar-se na bifurcação da Artéria Carótida, sendo que progressivamente e paulatinamente acumulam e adere nas paredes internas da Artéria Carótida e denomina-se “Ateroma”.
O Ateroma pode aumentar em quantidade e tamanho promovendo a isquemia tecidual, e quando são calcificados, esses ateromas podem ser visualizados em Radiografia Odontológica: Radiografia Panorâmicas. Os portadoras de ateromas da Artéria Carótida podem ser assintomáticos.
Os Exames Radiográficos em Odontologia (Exame Intrabucal e Extrabucal) têm as indicações e as orientações em conformidade com as finalidades preconizada pelo Cirurgião-Dentista com ações profissionais que visem o Diagnóstico e o Tratamento, sendo que as imagens radiográficas das estruturas do Complexo Dentomaxilofacial contribuem para a realização do Diagnóstico Diferencial.
SOUZA et al (2004) demonstram a importância do Exame Radiográfico Extrabucal (Radiografia Panorâmica) na detecção precoce de ateroma em Artéria Carótida.
SOUZA et al (2004) apresentam dois casos clínicos. Paciente1: sexo feminino, 67 anos. No Exame Clínico (Anamnese) constatou-se informações que era diabética, hipertensa e fumante. No Exame da Face relatava dores à palpação na região do ângulo da mandíbula. Paciente 2: sexo feminino, 57 anos. No Exame Clínico (Anamnese) constatou-se relato de osteoporose, colesterol alto e dores na Articulação Temporomandibular (ATM) e na região de pescoço. Nestes pacientes foram realizados os Exames Radiográficos: Radiografia Panorâmica e Laudo Radiográfico.
SOUZA et al (2004) constataram que em ambos os casos clínicos as Radiografias Panorâmicas detectaram a presença de imagens radiopaca compatíveis aos nódulos de calcificação na região da Artéria Carótida. As pacientes foram encaminhadas para médico que confirmou o diagnostico de ateroma através de exames especializados e iniciou o tratamento mais adequado para cada caso.
SOUZA et al (2004) demonstram que a Radiografia Panorâmica contribui para a identificação dos pacientes assintomáticos com nódulos de calcificação na região superior do pescoço, podendo reduzir a incidência de enfartes (necrose ocorrida em consequência da supressão de circulação de uma área vascular) e acidente vasculares cerebrais com o encaminhamento rápido e precoce para o atendimento médico especializado.
Portanto, cumpre enfatizar que o Exame Extrabucal (Radiografia Panorâmica) produz imagem radiográfica que abrange ambos os maxilares, mandíbula, estruturas dentais e suas estruturas de suporte, e outras importantes estruturas como a fossa nasal, os seios maxilares, a rticulação Temporo-mandibular (ATM), os processos estilóides, e muitas vezes até o osso hióide.
REFERÊNCIAS
5 WATANABE,P.C; PARDINI, L.C. Radiologia Básica (Odontologia), Vinte Anos de Experiência no Ensino Baseado em Problemas Modificado (EPBM). Revista de Graduação USP, 2(3): 63-74, 2017. [LINK].
♦ NACEDO: Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Diagnóstico Odontológico. NACEDO / FORP – USP). Responsável: Prof. Dr. Plauto Christopher Aranha WatanabE
◊ LACIRO: Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica – LACIRO / Diretório de Grupo / FORP – USP ). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini .
Recebido 9/03/2018 – Parecerista 15/06/2018 – Reformulado 23/062018 – Publicado 02/07/2018- Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Imprimir