LAPESE: Laboratório de Pesquisa em Eletromiografia do Sistema Estomatognático
♦ Marco Antonio Moreira Rodrigues da Silva – E-mail – Currículo Lattespágina 2
◊ SILVA, A.M.R: LAPESE: Laboratório de Pesquisa em Eletromiografia do Sistema Estomatognático. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série L): página 1, abril, 2011, ISSN 2448-1181
Na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) foi criado e implantado o Laboratório de Pesquisa em Eletromiografia do Sistema Estomatognático (LAPESE). Foi fundado em 1º de Setembro de 2005 com recursos da FAPESP sob a coordenação do Professor Dr. Marco Antônio Moreira Rodrigues da Silva.
As informações (Técnicas e Científicas) geradas no LAPESE são compartilhadas para o beneficio da comunidade acadêmica mediante as realizações das atividades: Cursos de Atualização e de Especialização (FUNORP), Palestras e Fórum de Discussão. o Brasil, observa-se nítido aumento da Disfunção Temporomandibular (DTM), sendo que, existe a constante necessidade da atuação do Cirurgião – Dentista para realizar o Diagnóstico, o Prognóstico, o Planejamento e o Tratamento da DTM.
Na população brasileira observa-se nítido aumento da Disfunção Temporomandibular (DTM), sendo que, existe a constante necessidade da atuação do Cirurgião – Dentista para realizar o Diagnóstico, Prognóstico, Planejamento e Tratamento da DTM. No Curso de Graduação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), da Universidade de São Paulo (USP/ Brasil) são ministrados os fundamentos básicos sobre a Oclusão Dental objetivando orientar o aluno (futuro profissional da área da saúde) sobre Disfunção Temporomandibular (DTM).
A principal missão do LAPESE é promover os estudos clínicos e laboratoriais que contribuam para o Ensino, o Aprendizado e o Serviço à Comunidade objetivando orientar e esclarecer sobre a Disfunção Temporomandibular (DTM).
Para implementação do “saber” utilizam-se os Multimeios (Hipertextos, Vídeos) contribuindo para a globalização e efetivar o conhecimento na área da Educação e na Saúde mediante a WEB. A Equipe de Docentes do LAPESE participam ativamente em pareceria docentes das FORP (LACIRO), inter-unidades brasileiras e no exterior (Itália).
REFERÊNCIAS
◊Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), LAPESE (Laboratório de Pesquisa em Eletromiografia do Sistema Estomatognático – LAPESE / Diretório de Grupo ). Responsável: Prof. Dr. Marco Antonio Moreira Rodrigues da Silva