Hipertexto: A Inovação Potencializa a Informação
♦ Marisa Semprini – E-mail – Currículo Lattes – Indicador de Produção – WorldCat – Hindawi – Google Scholar – Academic Search (Microsoft) – Scielo–♦ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes – Indicaddor de Produção – ReseachGate – WorldCat – ResearchID – Google Acadêmico – Google Scholar – Academic Seach (Microsoft) – Scielo – STOA – Web of Science – PubMed – Academic.edu –
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SEMPRINI, M; PARDINI, L.C. HIPERTEXTO: A Inovação Potencializa a Informação. Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia, Volume 1 (Série H): página 1, janeiro, 2011. [PDF] – ISSN
Arte de Educar é sempre contínua visando a Inclusão Educacional com destaque para o primeiro momento significativo: Ensinar. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento da “maneira de ser” do Educador. A Gestão Educadora efetiva estimula a Aprendizagem Significativa.
Arte de Educar (1º. Momento – Atividade de Primeiro Encontro) cristaliza a Aprendizagem Significativa sinalizando para o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia). Ensinar é promover a descoberta dos pressupostos educacionais (cognitivos, psicomotor, ético e reflexão crítica) enfatizando o desempenho colaborativo (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduz para a Aprendizagem Significativa transcendendo os contextos da Literatura Educacional.
Arte de Educar está intimamente associada com Gestão Educacional, inicia-se muito antes das contextualizações e implantações do Projeto Pedagógico (Projeto Político Pedagógico – PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor do conhecimento: “Saber de Qualidade“.
Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva) despertando e auxiliando a Educação Superior (Saúde Bucal) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004).
Arte de Educar é compartilhar (Equipe – PODAE – Teleodontologia) atuando e desenvolvendo a Gestão Educacional (Laboratórios, Grupos de Pesquisa/USP e Multicentros de Pesquisas) com participações voluntárias e efetivas (Docente, Discente e Funcionário) com a Agência de Informação/USP sendo fator desencadeante a divulgação em Sistemas Midiáticos (“Livre Acesso”) como referencial teórico das produções científicas (Unidades/USP e Pesquisadores/FORP) baseadas nas informações dos Currículos Lattes (Buscar Currículos) e consolidadas (Anuário Estatístico/USP e Banco de Tese/USP). Até o presente momento, em Odontologia, orientações e construções dos conhecimentos são estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com base CID-10.
Arte de Educar (PODAE) promove e estimular o processo educacional criando e implantando recursos pedagógicos (técnico e científico) na produção de multimeios educacionais (multiuso e multimídia) com Gestão de Qualidade e ênfase no “Acesso Livre”, estabelecendo as interações visando incentivar as participações nas atividades reflexivas na Inclusão Digital: Ministério da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Instituto Nacional de Tecnologia e Informação (INTI).
REFERÊNCIAS