Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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4º Fórum 2

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo Lattes  – Informações Adicionais


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PARDINI, L.C. Abordagem Articular: Ação Educacional e Projeto Político Pedagógico (Odontologia). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181  


Abordagem Articular está associada com a Ação Educacional apoiada pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) com base em informações educacionais amplamente estabelecidos por educadores [1,2,3,4].A primeira “Teleodontologia” inserida no constesto educacional do Brasil, em 1999 com home page: PODAE

Abordagem Articular: Ação Educacional e Projeto Político Pedagógico (Odontologia) está em constante sintonia com as interações do Ensino e Aprendizado na obtenção de resultados sinalizados no Projeto Político Pedagógico, explicitados, principalmente, no foco do Planejamento Estratégico: Missão, Valor, Visão.

Ação Educacional Educação, na área da Saúde (Odontologia) é renovável e continua. Realizada mediante as intervenções ativas e efetivas da Comunidade (Dirigente Institucional, Funcionário, Docente, Discente ) com as participações das ações diagnósticas dos usuários: Egressos (Público Alvo: Formandos)  e Paciente.

 A formação acadêmica e profissional do Educando (Cirurgião – Dentista) com auxílio das ferramentas educacionais inovadoras (Multimeios Educativos Interativos VirtuaisMEVI) consolida o Projeto Político Pedagógico:

  • Ensino a Distância (EaD), Ensino Presencial (EP), Ensino Híbrido  / Ensino Semipresencial (ESp),
  • Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos), Portifólio
  • Mídias Digitais: CD-ROM, Vídeo, Hipertexto, Bog.
  • Seminário, Simpósio, Palestra, Debate.
  • Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação), 
  • Portfólio  Online (Caso Clínico)
  • Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
  • Atualização, Aprimoramento
  • Jogos Educativos

Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional. em Odontologia. Cumpre enfatizar que o Coaching Educacional em Odontologia orienta a Docência co foco no Educador, e Educando estimulando o Ensino e o Aprendizagem com a correta Motivação.


REFERÊNCIAS

1. FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.[LINK]
2. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. [LINK]
3. GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES , S. Pedagogia: diálogo e conflito, 6ª. ed.,São Paulo: Cortez, 1995.  [LINK]
4. FREIRE, P. Política e educação, 5. ed, São Paulo: Cortez, 2001. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programa de Pós-Graduação (PgPG). Disciplina: Área de Concentração (58135) ~ Código 8035743 (Conteúdo Programático): Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.


Recebido:  9/12/2010 – Reformulado: 15/12/2010 – Publicado:  3/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181