4º Fórum 2
♦ Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] – Currículo Lattes – Informações Adicionaispágina 1 / Visitantes:
◊ PARDINI, L.C. Abordagem Articular: Ação Educacional e Projeto Político Pedagógico (Odontologia). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1 (Série A): página 1, janeiro, 2011. ISSN 2448-1181
Abordagem Articular está associada com a Ação Educacional apoiada pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) com base em informações educacionais amplamente estabelecidos por educadores [1,2,3,4].A primeira “Teleodontologia” inserida no constesto educacional do Brasil, em 1999 com home page: PODAE
Abordagem Articular: Ação Educacional e Projeto Político Pedagógico (Odontologia) está em constante sintonia com as interações do Ensino e Aprendizado na obtenção de resultados sinalizados no Projeto Político Pedagógico, explicitados, principalmente, no foco do Planejamento Estratégico: Missão, Valor, Visão.
Ação Educacional Educação, na área da Saúde (Odontologia) é renovável e continua. Realizada mediante as intervenções ativas e efetivas da Comunidade (Dirigente Institucional, Funcionário, Docente, Discente ) com as participações das ações diagnósticas dos usuários: Egressos (Público Alvo: Formandos) e Paciente.
A formação acadêmica e profissional do Educando (Cirurgião – Dentista) com auxílio das ferramentas educacionais inovadoras (Multimeios Educativos Interativos Virtuais – MEVI) consolida o Projeto Político Pedagógico:
- Ensino a Distância (EaD), Ensino Presencial (EP), Ensino Híbrido / Ensino Semipresencial (ESp),
- Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos), Portifólio
- Mídias Digitais: CD-ROM, Vídeo, Hipertexto, Bog.
- Seminário, Simpósio, Palestra, Debate.
- Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação),
- Portfólio Online (Caso Clínico)
- Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
- Atualização, Aprimoramento
- Jogos Educativos
Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional. em Odontologia. Cumpre enfatizar que o Coaching Educacional em Odontologia orienta a Docência co foco no Educador, e Educando estimulando o Ensino e o Aprendizagem com a correta Motivação.
REFERÊNCIAS
◊ Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programa de Pós-Graduação (PgPG). Disciplina: Área de Concentração (58135) ~ Código 8035743 (Conteúdo Programático): Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.
Recebido: 9/12/2010 – Reformulado: 15/12/2010 – Publicado: 3/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181