Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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Editorial: Tecnologia de Comunicação Digital (Tecnologia da Informação)

Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Publicação Anual (Suplemento: Sumário): Agosto 2013 / Série T3ª Atividade Online
Tema: Multimeios Interativos – Aprendizagem Online
Eixo Educacional: Eixo Educacional: Teleodontologia: Tecnologia da Informação



EDITORIAL. Tecnologia de Comunicação Digital (Tecnologia da Informação). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 3 (Série T): página 1, agosto, 2013. Suplementar. ISSN 24481-1181


EDITORIAL

Abordagem Articular (Docente e a Dialógica) objetiva “Romper Barreiras Educacionais” com objetivos factíveis e estratégias pedagógicas facilitadoras da aprendizagem no Ensino Superior (Educação: Área da Saúde: Odontologia).

Docente estimula a construção do conhecimentos educacionais (Ensino e Aprendizado) com ações efetivas em ambientes institucionais (“espaço físico”: sala – anfiteatro – laboratório) associado a atuação e desempenho educacional com a capacidade para atuar e agir com dinamismo evitando a inércia e passividade educacional mas empenhando com a geração de movimento empreendedor para obter resultado a excelência em Docência.

Dialógica objetiva a comunicação e a Romper Barreiras Educacionais contribuindo para o início das atividades educacionais.

Romper Barreiras Educacionais para marcado como agente principal das inovações tecnológicas e científicas a Educação Superior com instrumentos midiático com ênfase na divulgação do Ensino e Aprendizado com destaque e ênfase, na área da saúde: Odontologia

Abordagem ArticularDocente e a Dialógica (Romper Barreiras Educacionais) com Publicação Científica Online (Hipertexto – sites.usp.br/ebt) representa o “contraponto” entre pesquisador e leitor (“internauta“) contribuindo para divulgação do Ensino e do Aprendizado em Saúde Bucal e áreas correlatas dos saberes: Humanas e Exatas.

Este intercâmbio de encorajamento objetiva Interatividade online (Diálogo Virtual) com Educação Participativa para motivar, facilitar, despertar e conduz a Educação Transformadora seguindo orientações da Literatura Educacional [1,2,3,4] estimulando Inclusão Digital e ações educacionais (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem) no Ensino Superior (Odontologia) com intervenções construtivas (Discussão Participativa).

O século XXI, as descobertas e as inferências devem ser amplamente compartilhadas com plena comunicação para os universos educacionais: 1º. Comunidade Acadêmico (Comunicação Científica / Divulgação Científica / Publicação Científica) e 2º. Público Leigo (forma condizente e baseado em princípios éticos e condutas bioéticas).

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Luiz Carlos Pardini


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081 de 24/08/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]


Publicado: 02/07/2013

Enciclopédia Brasileira de TeleodontologiaISSN 2448-1181