Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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01 Referencial Educacional: Biblioteca Online – Saúde Bucal (SB Brasil 2010)

Luiz Carlos Pardini – {E-mailUSP] Currículo LattesInformações Adicionais


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PARDINI.L.C. Referencial Educacional: Biblioteca Online: Repositório Online. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 9, janeiro, 2019. ISSN 2448-1181


Pesquisa Nacional de Saúde Bucal  (SB Brasil, 2010) Referencial Educacional: Biblioteca Online: Repositório Online  informações educacionais amplamente estabelecidos por educadores [1,2,3,4].A primeira “Teleodontologia” inserida no constesto educacional do Brasil, em 1999 com home page: PODAE.

Abordagem Articular: Ação Educacional e Projeto Político Pedagógico (Odontologia) está em constante sintonia com as interações do Ensino e Aprendizado na obtenção de resultados sinalizados no Projeto Político Pedagógico, explicitados, principalmente, no foco do Planejamento Estratégico: Missão, Valor, Visão.

Ação Educacional Educação, na área da Saúde (Odontologia) é renovável e continua. Realizada mediante as intervenções ativas e efetivas da Comunidade (Dirigente Institucional, Funcionário, Docente, Discente ) com as participações das ações diagnósticas dos usuários: Egressos (Público Alvo: Formandos) e Paciente.

A formação acadêmica e profissional do Educando (Cirurgião – Dentista) com auxílio das ferramentas educacionais inovadoras (Multimeios Educativos Interativos VirtuaisMEVI) consolida o Projeto Político Pedagógico:

  • Ensino a Distância (EaD), Ensino Presencial (EP), Ensino Híbrido / Ensino Semipresencial (ESp),
  • Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos), Portifólio
  • Mídias Digitais: CD-ROM, Vídeo, Hipertexto, Bog.
  • Seminário, Simpósio, Palestra, Debate.
  • Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação),
  • Portfólio Online (Caso Clínico)
  • Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
  • Atualização, Aprimoramento
  • Jogos Educativos

Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional. em Odontologia. Cumpre enfatizar que o Coaching Educacional em Odontologia orienta a Docência co foco no Educador, e Educando estimulando o Ensino e o Aprendizagem com a correta Motivação com foco nas Diretrizes Educacionais[1,2] e nas Doenças [3,4] .


 REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081 de 24/08/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/08/1966. [Lei nº 5.081]
3. PERUCHI, C.M.S.; SILVA, E.B.; PARDINI, L. C.; BORSATTO, M.C.; ARAÚJO, L.A.P. Análise radiográfica da incidência de fragmentos radiculares de dentes decíduos retidos em pacientes jovens: etiologia e conduta. Revista de Odontologia do Brasil Central, 9(28): 51-54, 2000. [LINK]
4. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) – Programa de Pós-Graduação (PgPG). Disciplina: Área de Concentração (58135) ~ Código 8035743 (Conteúdo Programático): Disciplina: Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia (05/05/2000 até presente data): Fórum de Discussão (Sala de Aula). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini.


Recebido / Parecerista 9/12/2010 – Reformulado / Publicado 3/01/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181