Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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Pluralidade Educacional: Tradicional e Contemporâneo (Arcabouço Instrucional)

Luiz Carlos Pardini – E-mai Currículo LattesInformações Adicionais


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PARDINI, L.C. Pluralidade Educacional: Tradicional e Contemporâneo (Arcabouço Instrucional. Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 9, Fascículo (Série A): página 1, janeiro, 2019. ISSN 2448-1181


Pluralidade Educacional necessita do equilíbrio entre a Abordagem Tradicional e Abordagem Contemporâneo formando o Arcabouço Instrucional: Linguagem da Aprendizagem com base em informações pedagógicas amplamente relatado por análise das práticas docentes de professores universitários.

Neste século XXI, as transformações estabelecidos por educadores e entidades promotoras da Saúde  [4,5].

Abordagem Articular (Ação Educacional) deve estar inserida no Projeto Político Pedagógico (Área da Saúde: Odontol

Projeto Político Pedagógico (PPP)A formação acadêmica e profissional do Educando (Cirurgião – Dentista) com auxílio das ferramentas educacionais inovadoras (Multimeios Educativos Interativos VirtuaisMEVI) consolida o Projeto Político Pedagógico. [1,2,3,4,5]

  • Ensino a Distância (EaD), Ensino Presencial (EP), Ensino Híbrido / Ensino Semipresencial (ESp),
  • Estudo de Casos (Segunda Opinião – Fórum de Discussão – Discussão de Casos), Portifólio
  • Mídias Digitais: CD-ROM, Vídeo, Hipertexto, Bog.
  • Seminário, Simpósio, Palestra, Debate.
  • Teleconferência, Teleassistência, Telessaúde, Telediagnóstico (Telerradiologia), Teleconsulta, Tele-educação (Teleducação),
  • Portfólio Online (Caso Clínico)
  • Curso de Pós-Graduação (Especialização / Lato Sensu; Stricto Sensu),
  • Atualização, Aprimoramento
  • Jogos Educativos

Neste século XXI é fundamental a necessidade da constante atualização profissional. em Odontologia. Cumpre enfatizar que o Coaching Educacional em Odontologia orienta a Docência co foco no Educador, e Educando estimulando o Ensino e o Aprendizagem com a correta Motivação com foco nas Diretrizes Educacionais [MEC] e nas Doenças [WHO].

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REFERÊNCIAS
1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União – Seção 1 – 23/12/1996, p: 27833. [Lei 9.394]
2. BRASIL – Regula o Exercício da Odontologia. Lei nº 5.081. 24/8/1966. Diário Oficial, Seção I. Parte I, 26/8/1966. [Lei nº 5.081]
3. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
4. ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI.L.C. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, 7( 2): 15-23, abril 1999. [LINK].
5. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD].


Universidade de São Paulo (USP), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PrGra), Sistemas de Apoio à Pós-Graduação (Janus). Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP) –
Fórum de Discussão (Sala de Aula) – USP / SistemasUSP / FORP / PgPG (58135). Disciplina (Conteúdo Programático): Metodologias e Dinâmica no Ensino da Odontologia. Responsável (5/5/2000 até presente data): Prof. Dr. Luiz Carlos Carlos Pardini (Informações Adicionais).


Recebido 22/11/2018 – Parecerista 24/11/2018 – Reformulado 3/12/2018 – Publicado 2/1/2019 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia