Odontologia: Dureza Superfial do Material – Noções Básicas
♦ Lucas Barros Chaves – E-mail – Currículo Lattes –
Publicação Anual (Suplemento: Sumário) / Maio e Outubro 2018 / 8ª Fórum Pedagógico Online / página 2
MATTOS, M.G.C. Perfil Profissional (A Comunidade Acadêmica) – Participação e Inserção Midiática (Rede Acadêmica). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 8 (Série F): página 2, maio, 2018. Suplemento. ISSN 2448-1181
Perfil Profissional (Cirurgião – Dentista) formado no Século XXI deve estar aliado as ações que conduzam para a formação educacional (Ensino Superior) Quando falamos em propriedades mecânicas dos materiais a análise da dureza superficial é uma das mais importantes e estudadas na odontologia, em diversos materiais e para várias aplicabilidades.A dureza superficial é definida como a capacidade do material de resistir a deformação plástica quando aplicada uma força, podendo ser por penetração, risco, flexão ou corte. Essa mensuração tem dois parâmetros para avaliação, sendo eles o talco (material de menor dureza superficial) e o diamante (capaz de riscar qualquer coisa e ser riscado apenas por ele mesmo).Para a medição da dureza superficial de um material é usado o durômetro. É usado em materiais como polímeros, elastômeros, borrachas, metais, cerâmicos dentre outros. No ensaio de dureza é feita uma pequena penetração na superfície da peça pela aplicação de pressão com uma ponta de diamante (edentador). Este método nos concede informações a partir da obtenção do valor da profundidade medida ou área edentada deixada pelo instrumento usando-se força e tempo pré definidos.Um ensaio bastante utilizado em laboratório é o método de Vickers. Este método consiste em um aparelho que possui uma ponta de diamante em forma de pirâmide em um braço móvel que será comprimida contra a peça a ser analisada com uma força e tempo determinados. Após a remoção da ponta o numero da “dureza Vickers” é calculado dividindo o valor da carga do ensaio pela área da impressão que a ponta deixou no material. Uma das vantagens dos ensaios de dureza superficial é fornecer dados das características de resistência à deformação permanente do material a ser analisado prevendo sua possível aplicação na área estudada.A dureza de um material pode ser alterada de acordo com sua composição (e adição de outros produtos em sua composição), tratamentos térmicos e outros.
nos Eixos Pedagógicos (Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão) fato estabelecido pela Literatura Científica [1,2,3,4], em conformidade com “Futuro Cirurgião – Dentista”. Nos Cursos de Graduação (FORP), Ambiente Virtual de Apoio à Graduação e Pós-graduação (USP – e-Desciplinas) é instrumento felicitador das ações em efetivas em atividades educacionais orientada pela Gestão Institucional (USP–Tycho).
Perfil Profissional deve conduzir o comprometimento associado com a Comunidade Acadêmica e as atualizações Curriculares (Currículo Lattes) e incursões em Diretório de Grupo.
Perfil Profissional atuante e estimulante participa com Inserção Midiática contribuindo para o aperfeiçoamento, e como meta para a constante atividade profissional realística e inovadora deve participar das ferramentas virtuais denominada de “Comunidades Acadêmicas“:
- Academia.Ed / Academia.Ed USP / Academia.Ed FORP / PESQUISADORES: 1 – 2 (Lista Completa)
- Researchgate / Researchgate USP / Researchgate FORP / PESQUISADORES: 1 – 2 (Lista Completa)
- WorldCat / PESQUISADORES: 1 – 2
- ReseachID / PESQUISADORES: 1 – 2
- Orcid / PESQUISADOR: 1 – 2
- Stoa / PESQUISADOR: 1 ..
Neste século XXI de modernidade os processos comportamentais do Educando na área da Saúde (Odontologia) contribui para a Formação Profissional (Perfil do Profissional: Cirurgião-Dentista e/u Docência) em Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) que destina-se exclusivamente aos Educandos (Alunos de Pós-Graduação) matriculados nos Programa de Pós-Graduação (Pr-PG) na Universidade de São Paulo (USP) nos Cursos de Mestrado e de Doutorado, com disciplinas facilitadoras do Ensino e Aprendizado.
♦ Universidade de São Paulo (USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão (FORP / PgPG: Reabilitação Oral.
Recebido 2/05/2018 – Parecerista 2/05/2018 – Publicado 02/05/2018 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Imprimir