19 Abordagem Articular: Escova USP / CIENTÍFICA (Escova Monobloco)
ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DE TELEODONTOLOGIA
ISSN 2448-1181 / SIBi / Expediente / Fascículos (A-Z)
Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (PODAE): FORP / USP
1ª Atividade Educativa Online
♦ SUMÁRIOS: Fascículo A e Suplemento Anual
Pedro Bignelli – E-mail – Currículo Lattes – Janete Cinira Bregagnolo – E-mail – Currículo Lattes – Informações adicionais
página 19
BIGNELLI, P., BREGAGNOLO, J.C . Abordagem Articular: Escova USP / CIENTÍFICA (Escova Monobloco). Encicl. Bras.Teleodontol., Volume 1 (Serie A): página 19, abril, 2011. Suplemento. ISSN 2448-1181.
Abordagem Articular com ênfase desenvolvimento inovações com destaque para a Odontologia: Escova USP / CIENTÍFICA (Escova Monobloco).
Atualmente, neste século XXI, o desenvolvimento técnico e científico contribui para a inovação na área da Saúde Bucal, visando a correta e eficaz Higiene Bucal (BRAZIL, 2001).
A Escova Dental é um dos instrumentos necessário para a manutenção da Higiene Oral, com destaque efetiva e correta “Higiene Bucal”para a manutenção da saúde da cavidade bucal, foi desenvolvida e patenteada a Escova Dental denominada “Escova USP / CIENTÍFICA” (BINGELLI, 1991).
Escova Dental (Higiene Bucal (Pesquisa): Escova Dental – USP/ CIENTÍFICA é um dos instrumento desenvolvido com a finalidade de “limpar” (Higienizar) a Cavidade Bucal. Neste século XXI com os avanços Tecnológicos e Científicos há necessidade de constante atualizações dos conhecimentos sobre a a Escova Dental. A “Escova USP / CIENTÍFICA” não possui emendas, e desta forma não acumulam os resíduos: alimentares, dentifrício (Pasta de Dente) e bactérias (BIGNELLI, 1991).
Pesquisa demonstrou as características da “Escova USP / CIENTÍFICA” em relação ao seu formato. Por não possuir emendas faz desta escova um instrumento de higiene oral inédito, assumindo extrema importância sobre a contaminação de escovas com microrganismos produtores de doenças infecto – contagiosas.
Portanto, Escova USP / CIENTÍFICA apresenta característica nova em todas as suas partes, desde o Cabo até o perfil do conjunto de “Hastilhas”, visando dar à mesma, condições de funcionalidade, higienização, leveza e segurança, tanto no seu manuseio como em relação à integridade dos dentes e das gengivas. O Cabo da Escova USP / CIENTÍFICA é sextavado facilitando o movimento rotatório das Técnicas de Escovação. O colo é flexível, amortecendo as forças produzidas durante a escovação, evitando o desgaste dos dentes e retrações gengivais. As “Hastilhas” que são as substitutas das Cerdas, são macias e flexíveis, penetram entre os Dentes e no Sulco Gengival retirando a Placa Bacteriana.
Cumpre enfatizar que, a atualização profissional periódica do Cirurgião-Dentista contribui para a Higiene Bucal (Higiene Oral) pois compete orientar e incentivar o correto emprego da Técnica de Escovação associado com o manuseio correto dos materiais odontológicos (Fio Dental, Colutório Bucal, Dentifrício e Evidenciador de Biofilme) com ênfase na “Arte de Transmitir os Conhecimentos” para o paciente e familiares.
2. BREGAGNOLO, J. C. Estudo comparativo da eficiência na remoção de placa por uma escova desenvolvida na FORP/USP e uma escova de seguimento premium, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. da Universidade de São Paulo Mestrado. Programa de Pós – Graduação em Reabilitação Ora em Reabilitação Oral, 1996. [Orientador: Luiz Guilherme Brentgani].
3. BREGAGNOLO, J. C. Inflamação Gengival: Eficiência da Escova Dental USP / Científica – Motivação, Doutorado, Programa de Pós – Graduação em Reabilitação Oral, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, 2001. [Orientador: Luiz Carlos Pardini].
4. BREGAGNOLO, J. C. ; PARDINI, L. C. Dental Hygiene – Motivation. Stoma, Lisboa, Portugal, 14(65): 26-33, 2002.
♦◊ Universidade de São Paulo ((USP / SistemasUSP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORPFORP), Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva (NUPISColetiva /Diretório de Grupo do CNpQ). Responsável: Prof. Dr. Janete Cinira Bregagnolo.
Recebido: 1/3/2011 – Parecerista: 1/4/2011 – Reformulado: 2/4/2011 – Publicado: 2/4/2011 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia
Imprimir