Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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Hipertexto: Informação em Saúde – Organização Mundial de Saúde (OMS)

Marisa Semprini E-mail Currículo LattesIndicador de ProduçãoWorldCat Hindawi Google ScholarAcademic Search (Microsoft)Scielo
Luiz Carlos Pardini E-mail Currículo LattesIndicaddor de ProduçãoReseachGateWorldCatResearchIDGoogle AcadêmicoGoogle ScholarAcademic Seach (Microsoft)ScieloSTOAWeb of SciencePubMed Academic.edu


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SEMPRINI, M; PARDINI, L.C. HIPERTEXTO: Informação em Saúde: Organização Mundial de Saúde (WHO) . Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia, Volume 1 (Série H): página 1, janeiro, 2011. [PDF] – ISSN


Arte de Educar é sempre contínua visando a Inclusão Educacional com destaque para o primeiro momento significativo: Ensinar. Arte de Educar reflete atitude, habilidade, conduta, procedimento da “maneira de ser” do Educador. A Gestão Educadora efetiva estimula a Aprendizagem Significativa. (Higiene Bucal)

Arte de Educar (1º. Momento – Atividade de Primeiro Encontro) cristaliza a Aprendizagem Significativa sinalizando para o Modelo de Gestão em Educação (Odontologia). Ensinar é promover a descoberta dos pressupostos educacionais (cognitivos, psicomotor, ético e reflexão crítica) enfatizando o desempenho colaborativo (Educação Participativa). Motivar, facilitar e despertar conduz para a Aprendizagem Significativa transcendendo os contextos da Literatura Educacional.

Arte de Educar está intimamente associada com Gestão Educacional, inicia-se muito antes das contextualizações e implantações do Projeto Pedagógico (Projeto Político Pedagógico – PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor do conhecimento: “Saber de Qualidade“.

Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva) despertando e auxiliando a Educação Superior (Saúde Bucal) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004).

Arte de Educar é compartilhar (EquipePODAETeleodontologia) atuando e desenvolvendo a Gestão Educacional (Laboratórios, Grupos de Pesquisa/USP e Multicentros de Pesquisas) com participações voluntárias e efetivas (Docente, Discente e Funcionário) com a Agência de Informação/USP sendo fator desencadeante a divulgação em Sistemas Midiáticos (“Livre Acesso”) como referencial teórico das produções científicas (Unidades/USP e Pesquisadores/FORP) baseadas nas informações dos Currículos Lattes (Buscar Currículos) e consolidadas (Anuário Estatístico/USP e Banco de Tese/USP). Até o presente momento, em Odontologia, orientações e construções dos conhecimentos são estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com base CID-10.

Arte de Educar (PODAE) promove e estimular o processo educacional criando e implantando recursos pedagógicos (técnico e científico) na produção de multimeios educacionais (multiuso e multimídia) com Gestão de Qualidade e ênfase no “Acesso Livre”, estabelecendo as interações visando incentivar as participações nas atividades reflexivas na Inclusão Digital: Ministério da Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Instituto Nacional de Tecnologia e Informação (INTI).


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei_9.394]
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]


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