Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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Implantodontia: Pesquisa Laboratorial – Planejamento e Execução (Educação Acadêmica)

♦ Carlos Alberto Fujiwara –  E-mail  –    Currículo Lattes 
♦ Luiz Carlos Pardini – E-mail –  Currículo Lattes  

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 FUJIWARA, C. A.; PARDINI, L.C. Implantodontia: Pesquisa Laboratorial – Planejamento e Execução (Educação Acadêmica). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, abril, 2012, ISSN 2448-1181


Implantodontia está inserida na atuação do profissional de Saúde (Cirurgião-Dentista) com ações que visam, principalmente, a reabilitação de estruturas dentais em regiões de Maxila e Mandíbula com próteses.

No Brasil, em função da Proposta Política Pedagógica (PPP) da Instituição de Ensino Superior (IES) a Disciplina de Implantodontia faz parte da Grade Curricular. Como atividade de Pós-Graduação é uma Especialidade da Odontologia RESOLUÇÃO CFO 168/90.

Neste século XXI, os avanços tecnológicos e científicos tem contribuído para  com Pesquisa Laboratorial fundamentada em rigoroso Planejamento e Execução (Educação Acadêmica) fato demonstrado por FUJIWARA et al (2009) que realizaram aavaliações laboratoriais da interface de cinco sistemas de implantes e seus respectivos abutments com auxílio do método de microscopia eletrônica de varredura.

Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USPFORPPODAELaciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (USP – “Top Institutions).


REFERÊNCIAS

1. FUJIWARA, C. A.; MAGRO FILHO, O. ; OLIVEIRA, N.T. C. ; QUEIROZ, T. P.; ABLA, M. S. ; PARDINI, L. C.Assessment of the interface between implant and abutments of five systems by scanning electronic microscopy. Journal of Osseointegration, v. 1, p. 60-66, 2009. [LINK]
4. FREIRE, P. Política e educação, 5ª  ed, São Paulo: Cortez, 2001. [LINK]


Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP),  LACIRO (Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica – LACIRO / Diretório de Grupo ). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini


Recebido:  3/3/2012 – Publicado: 1/4/2012 – Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISNN 2448-1181