Implantodontia: Pesquisa Laboratorial – Planejamento e Execução (Educação Acadêmica)
♦ Carlos Alberto Fujiwara – E-mail – Currículo Lattes♦ Luiz Carlos Pardini – E-mail – Currículo Lattes
página 1
◊ FUJIWARA, C. A.; PARDINI, L.C. Implantodontia: Pesquisa Laboratorial – Planejamento e Execução (Educação Acadêmica). Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 2 (Série A): página 1, abril, 2012, ISSN 2448-1181
Implantodontia está inserida na atuação do profissional de Saúde (Cirurgião-Dentista) com ações que visam, principalmente, a reabilitação de estruturas dentais em regiões de Maxila e Mandíbula com próteses.
No Brasil, em função da Proposta Política Pedagógica (PPP) da Instituição de Ensino Superior (IES) a Disciplina de Implantodontia faz parte da Grade Curricular. Como atividade de Pós-Graduação é uma Especialidade da Odontologia RESOLUÇÃO CFO 168/90.
Neste século XXI, os avanços tecnológicos e científicos tem contribuído para com Pesquisa Laboratorial fundamentada em rigoroso Planejamento e Execução (Educação Acadêmica) fato demonstrado por FUJIWARA et al (2009) que realizaram aavaliações laboratoriais da interface de cinco sistemas de implantes e seus respectivos abutments com auxílio do método de microscopia eletrônica de varredura.
Arte de Educar está intimamente associada a Gestão em Estratégia Educacional, inicia-se muito antes das contextualização e implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em Odontologia a “Arte de Educar” é o motor propulsor: “Saber de Qualidade” (BRASIL, Site do MEC). Arte de Educar é foco em ações (formativa e assertiva), desperta e auxilia o Ensino Superior com avaliações periódicas (emec-Avaliador) associados aos processos comportamentais do Educando (“desejo e vontade de aprender“) com apoio das ferramentas virtuais facilitadoras (USP – FORP – PODAE – Laciro), Diretrizes Educacionais (BRASIL, 1996, 2002) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2004) atuando na globalização e divulgação da ciência (“USP – “Top Institutions“).
REFERÊNCIAS
◊Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), LACIRO (Laboratório de Análise de Controle da Imagem Radiográfica Odontológica – LACIRO / Diretório de Grupo ). Responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Pardini
Imprimir