Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
[social name="all"]

04 USP: Pró-Reitoria de Graduação (Bolsa de Estudo): Promover a Formação Academcia e Profissional

♦  Luiz Carlos Pardini E-mail(USP) Currículo Lattes 


página 1

PARDINI, L.C. USP: Pró-Reitoria de Graduação (Bolsa de Estudo): Promover a Formação Academcia e Profissional. Encicl. Bras. Teleodontol.,, Volume 1 (Série A): página 1, fevereiro, 2016.  ISSN


Universidade de São Paulo (USP) institui o “Programa Unificado de Bolsa de Estudo” para estudante de Graduação “Bolsa de Estudo”. Cumpre destacar que os Cursos de Graduação da USP são gratuitos.

A Bolsa de Estudos (auxilio) tem como um dos objetivos incentivar o aluno a atuar em pesquisas com orientação dos docentes.

As informações estão disponibilizando na Pró-Reitoria de Graduação (ProGradUSP) estimulando as ações  educacional, sendo que os docentes da FORP/USP prestigiam esta iniciativa com projetos na área da Saúde (Odontologia) fortalecendo os conhecimentos dos estudantes futuros profissionais (Cirurgião-Dentista).

Na FORP/USP  projetos são orientadas e desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa (LACIRO, PODAE com fundamentos educacionais (Abordagem Educacional) contribuindo para a formação acadêmica para motivar o Educando (futuro profissional) com conhecimentos atualizados [3, 4] e inovadores (nos processos educacionais estimulando: habilidade, competência, atitude comportamental e ética.

O Educando (aluno) aprendiz participa em Grupos de Pesquisa/USP (CNpQ) e Centros de Pesquisas (LACIRO) como fator desencadeante do ensino e aprendizado com orientações dos docentes.

Os projetos de pesquisa são desenvolvidos (Ensinar  com Projeto: Estrutura Organizacional Educativa) os conhecimentos (técnicos e científicos) estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com base CID-10.

O Gestor do Projeto de Pesquisa (Professor) deve estar ciente de conduzir com sensibilidade evidenciado pela “Arte de Ensinar“. 


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei- 9.394].
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, 10th  Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2010. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]