Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
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USP: Pesquisa para o Futuro

Amadeu Rodrigues da Silva Júnior E-mail Currículo LattesIndicador de Produção WorldCat Dedalus (USP) Google Scholar


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SILVA JR, A.R. USP: Pesquisa para o Futuro. Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia, Volume 1 (Série A): página 1, fevereiro, 2011. ISSN


Abordagem Educacional (Atividade Profissional – Cirurgião-Dentista) é orientada pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Federal de Odontologia (CFO). Abordagem Educacional (Odontologia), contribui na formação acadêmica estabelecido pelo Projeto Político Pedagógico [1, 2]. Abordagem Educacional objetiva exercício profissional (BRASIL, LEI nº 5.081 e LEI nº 6.215) do Educando (futuro profissional) com conhecimentos atualizados [3, 4] e inovadores (PODAE) nos processos educacionais estimulando: habilidade, competência, atitude comportamental e ética.

Abordagem Educacional (Odontologia) contempla e estabelece as ações educadoras (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAESBRASIL, LEI 10.861, 2004) avaliando Instituição Superior (IS), Cursos e Eixos Educacionais (Ensino, Pesquisa, Extensão, Responsabilidade Social, Desempenho do Aluno, Gestão da Instituição e Corpo Docente).

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADEBRASIL, Portaria Normativa nº40 12/12/2007, Art. 33-D), até a presente data, avalia desempenho (conteúdo programático previsto na Diretriz Curricular, do respectivo Curso de Graduação (Odontologia), as habilidades e competências na formação estudantil (Formação Profissional – Cirurgião-Dentista). Utiliza-se as informações coletas (Órgãos Governamentais), e propõe política pública quanto à Realidade Educacional (Instituição Superior e Cursos – “Avaliação do Curso” – BRASIL, 1996, 2002). O Educando deve atuar em Grupos de Pesquisa/USP (CNpQ) e Centros de Pesquisas (LACIRO) como fator desencadeante com orientações dos conhecimentos estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com base CID-10. Para fortalecer as ações educacionais (Ensino e o Aprendizado). O Educador deve estar ciente de conduzir com sensibilidade evidenciado pela “Arte de Ensinar“, para a melhoria da qualidade da Saúde Bucal. O Cirurgião – Dentista para complementar a sua formação deve participar de Programa de Pós-Graduação, que auxilie a desenvolver os conhecimentos (Gestão Educacional).


REFERÊNCIAS

1. BRASIL – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. [Lei- 9.394].
2. BRASIL – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3].
3. World Health Organization: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, Tenth Revision Instruction Manual. Geneva, World Health Organization, 2004. [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]