Enciclopédia Brasileira de Teleodontologia – ISSN 2448-1181 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)
[social name="all"]

Odontologia: Biossegurança: Desenvolver Conhecimentos Teóricos e Práticos

Ana Maria Razaboni E-mail(USP) Currículo LattesIndicador de ProduçãoWorldCat Google ScholarAcademic Search (Microsoft)
Evandro Watanabe E-mail(USP) Currículo LattesIndicador de ProduçãoWorldCatResearchID Google AcadêmicoGoogle ScholarAcademic Search (Microsoft)ScieloPubMed


página 1

RAZABONI, A.M.; WATANBE, E. Odontologia: Biossegurança: Desenvolver Conhecimentos Teóricos e Práticos. Encicl. Bras. Teleodontol, Volume 3 (Série F): páginas 1, abril, 2013. ISSN 2448 1181.


A disciplina de Biossegurança (FORPUSP) visa desenvolver no aluno (futuro cirurgião-dentista) conhecimentos teóricos e práticos relacionados como as habilidades e a capacidade de realizar as ações profissionais dentro dos princípios de biossegurança.

O conteúdo programático é composta de um conteúdo teórico específico, acompanhado por atividade prática para fundamentar os conceitos teórica despertando no aluno a conscientização crítica dos aspectos considerados fundamentais associado à Biossegurança.

A disciplina de Biossegurança estimula o aluno a conhecer e reconhecer os principais conceitos e riscos, associados aos equipamentos de proteção individual que deverão usá-los em todas as situações requerentes, tornando-se aptos a praticarem a Biossegurança

A Biossegurança.Biossegurança, Riscologia, Microbiologia e a promoção da biossegurança na odontologia, Fontes e rotas de contaminação cruzada na odontologia, EPI´s, Sistema BEDAC (Barreira, Desinfecção, Esterilização, Antissepsia e Conservante) e Biofilme linha d´água: contaminação da água de equipos odontológicos.


REFERÊNCIAS

1. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002. [Resolução CNE/CES 3]
2. Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 156 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ISBN 84-334-1050-6 [PDF]
3. CDC. Guidelines for Infection Control in Dental Health-Care Settings, 2003. MMWR, December 19, 2003:52(RR-17). [ICD]
4. World Health Organization. [WHO]