Estresse: Pode causar DTM?
♦ Gabrielli Caroline Leal-Luiz – E-mail(USP) – Currículo Lattes ♦ Mamie – E-mail(USP) – Curriculo Lattespágina 1
LEAL-LUIZ, G.C.; SOUZA, E.B. Articulação Temporomandibular (ATM): DTM – Informações Básicas. Encicl. Bras. Teleodontol., Volume 1A (Série A): página 1, maio, 2016. ISSN 2448 1181
Articulação Temporomandibular (ATM) pode apresentar alterações e distúrbios. É fundamental o conhecimento e reconhecimentos desta patologia.
Distúrbio da ATM (DTM) pode ser detectada pelo Cirurgião-Dentista e, em função do Diagnóstico instituir o Plano de Tratamento, Prognóstico e Controle Periódico. Estas informações são orientadas no Curso de Graduação obedecendo as orientações acadêmicas (Técnicas e Científicas) que promovem as descobertas no Exame Clinico e Radiográfico.
Tem sido demonstrado que o “estresse” pode com o decorrer do tempo (“tempo de atuação – ação crônica”) pode desenvolver alterações temporomandibular provocando sintomas dolorosos e crônicos.
O Ensino e o Aprendizado do Educando (aluno) dever ser realizado com ações educacionais (cognitivo, psicomotor, ético e reflexão crítica) voltados para a comunidade conhecendo as condições e sinais que desenvolvam a Desordem Temporomadibular (DTM) associado com Diagnóstico, Planejamento, Prognóstico e Tratamento.
REFERÊNCIAS
Imprimir