Docente da USP fala sobre as novas grandes áreas de atuação profissional

Nos dias atuais há uma diferença entre formação, profissão e área de atuação. Nesse sentido, as carreiras estão inseridas em grandes áreas do conhecimento ou são resultado de intersecções entre elas

Em entrevista à Rádio USP, a professora Tania Casado, diretora do ECar e docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, esclarece ao público algumas questões sobre as carreiras do futuro.

Segundo a professora, algumas pessoas ainda compartilham a crença de que existe uma compartimentação do conhecimento, algo que mudou nos anos 90 com a noção de integração das áreas de atuação. Em sua pesquisa, descobriu que nos dias atuais elas são reunidas em dez grandes grupos, a saber: saúde, transformação digital, segurança, educação, entretenimento, inovação, infraestrutura, energias, socioambiental e ética. 

Para ela, a trajetória profissional de cada pessoa não se baseia apenas na sua formação e nem mesmo em uma sequência de cargos na empresa. O mundo de hoje permite inúmeras possibilidades de atuação nessa grandes áreas, conceito que define como “carreiras sem fronteiras”. A professora ressalta que temos apenas uma carreira, porém as experiências acumuladas, atualmente, são várias, onde a graduação é apenas uma delas.    

Esse é o objetivo do ECar, abrir a mente de estudantes para entender a mudança de paradigma quando se discute sobre carreira. As dez grandes áreas de atuação podem ser acessadas por diversas formações, uma oportunidade para estudantes aplicarem seus conhecimentos adquiridos na graduação, mestrado ou doutorado. 

Por Ricardo da Silva Domingos

Fonte: https://jornal.usp.br/universidade/dez-areas-de-atuacao-profissional-nao-se-limitam-as-ocupacoes-tradicionais/