Quem somos

05/10/2020

Ao longo de sua trajetória, o tema carreiras foi ganhando espaço na história acadêmica da professora Tania Casado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. E, no final de 2015, com o apoio do pró-reitor de graduação Antonio Carlos Hernandes, docente do Instituto de Química de São Carlos, inauguraram o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP, projeto pioneiro no país. Seu propósito é oferecer aconselhamento de carreira, oficinas e palestras para a comunidade universitária com o intuito de fortalecer o debate sobre aprimoramento pessoal e profissional para estudantes de todos os campi.

O início efetivo das atividades do escritório ocorreu no ano seguinte à sua inauguração com destaque para a palestra “Vida e carreira” com Ricardo Amorim. Nesse evento, o auditório da biblioteca István Jancsó atingiu a sua capacidade máxima graças ao economista e apresentador do programa “Manhattan Connection”, da Globo News. O ex-aluno da FEA USP discutiu um pouco de sua biografia, ressaltando aspectos positivos e negativos de todo o processo.

A palestra “Planejamento financeiro para o início da carreira” com Roberta Holanda obteve grande público em 2017, cujo tema foi de interesse comum entre as pessoas participantes, especialmente para estudantes universitários em fase de amadurecimento pessoal e profissional.

A partir de 2018, o ECar se expandiu, atingindo outros campi da USP, a saber: ECar avançados Bauru, EACH, FZEA, Piracicaba, Quadrilátero, Ribeirão Preto e  São Carlos. Com essa medida, tanto os atendimentos de coaching quanto oficinas e palestras puderam alcançar um público maior, demanda que já existia na universidade há anos.

No ano de 2019, o ECar ofereceu 56 aconselhamentos de carreira, o maior número atendido até o momento. Isso se deve, entre outras características, à implantação dos escritórios avançados em outros campi da USP, uma vez que existe, agora, a possibilidade de realizar as sessões de forma virtual, oportunidade valiosa para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que realizam seus cursos nos campi além do Butantã.

Em 2020, o ECar começou a realizar lives, ação que ampliou consideravelmente o público, tanto da comunidade interna quanto da externa. A soma de inscrições e presenças de oficinas e palestras on-line superou o valor dos 4 anos anteriores. Por essa razão, diversos eventos tiveram recorde de audiência, sendo a palestra “Mindfulness e saúde mental em tempos de quarentena” com o médico Marcelo Demarzo o maior sucesso até o presente contabilizando 975 participantes ao vivo. Trata-se de um dos conteúdos mais relevantes do momento, pois devido a atual conjuntura na saúde pública global mais pessoas estão adoecendo do ponto de vista da saúde mental. Sendo assim, o evento colaborou para a conscientização de estudantes sobre a importância do mindfulness como atenuador da depressão, ansiedade e outras questões da mente humana contemporânea.

Por Ricardo da Silva Domingos