Patrono

MICHAEL BERNARD ARTHUR

Michael Bernard Arthur

Quem é?

Autor, juntamente a Svetlana Khapova e Julia Richardson, do livro comercial “An Intelligent Career: Taking Ownership of Your Work and Your Life” Nova York, Oxford University Press, 2017.

Co-desenvolvedor do Intelligent Career Card Sort e diretor administrativo, Intelligent Careers Group LLC. Consultor de carreira licenciado Intelligent Career Card Sort.

Professor of Management na Suffolk University Business School, Boston, MA, EUA, Visiting Professor na Cranfield University, Reino Unido.

Co-autor e editor de vários livros acadêmicos, incluindo Handbook of Career Theory (1989), The Boundaryless Career (1996), The New Careers (1999) e Knowledge at Work (2006).

Autor amplamente citado, conferencista e colaborador internacional sobre a natureza mutável das carreiras.

O que pensa?

Conforme a experiência acadêmica de Michael Bernard Arthur, professor da Universidade Suffolk, em Boston, a conjuntura econômica e social das últimas décadas tem ensinado que nossas vidas são imprevisíveis. No entanto, isso não significa que as pessoas devam deixar de lado o protagonismo de suas próprias carreiras.

Do ponto de vista histórico, na Idade Média e nas três primeiras revoluções industriais, havia a noção dos empregos vitalícios, realidade que se alterou nos anos 1980 a partir da alta especialização das corporações acompanhada de crescente inovação e tecnologia. Essa mudança de paradigma, segundo Arthur, causou uma insegurança generalizada no sentido de que as firmas não são mais as responsáveis pelo aprimoramento da carreira de cada pessoa. Pelo contrário, a mobilidade hoje deve partir das mesmas.

Quem trabalha em uma empresa, formação ou cargo há anos também pode se reinventar, criando seus próprios projetos ao longo do tempo. Essas observações se aplicam para todas as pessoas inseridas nas cadeias produtivas das companhias: das classes trabalhadoras às elites intelectuais e econômicas.

Diante disso, profissionais que trabalham com aconselhamento de carreira precisam esclarecer essa nova realidade para os seus clientes. Como exemplo, nas sessões dos atendimentos podem afirmar que “você começará na engenharia e depois, caso queira, mudar a direção e o sentido da sua trajetória profissional se inserindo em outras áreas, uma oportunidade para ampliar a rede de contatos com pessoas diferentes”, em vez de dizer “você será engenheira(o) e socializará com pessoas da sua área”. Tal abordagem no serviço de coaching rompe com a ideia de vocação, afinal temos afinidade com diversos conhecimentos e, por esse motivo, limitar-nos a uma área de atuação, formação acadêmica ou cargo ocupacional é insuficiente para o desenvolvimento de nossas carreiras.

Por Ricardo da Silva Domingos

Michael Bernard Arthur - Patrono do ECar

Histórico Acadêmico e Profissional

Suffolk University – Formação

Cranfield School of Management – MBA, Ph.D Management, Organizational Behavior

Suffolk University – Professor

Intelligent Carrers Group – Diretor 

Intelligent Carrers Group – Diretor-Gerente

Autor, conferecista e colaborador internacional – A natureza mutável das carreiras

Participação em Obras

AN INTELLIGENT CARRER: Taking Ownership of Your Work and Your Life

THE BOUNDARYLESS CARRER – A new Employment principle for a New Organizational Era

CARRER CREATIVITY – Explorations in the Remaking of Work

THE NEW CARRERS: Individual Action and Economic Change

HANDBOOK OF CARRER THEORY – With Douglas T. Hall, Barbara S. Lawrence