Resumos Aceitos

13/05/2019

1. ⧫ Adriana Moreira Pachele
A HISTÓRIA INFANTIL COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
2. ⧫ Adriele Ribeiro dos Santos
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM ASSOCIADAS EM AULAS DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO E MÉTODO JIGSAW
3. ⧫ Aline Mori Ferreira
DA VIVÊNCIA PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS AO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL
4. ⧫ Ana Elisa Montebelli Motta
A ILHA DAS SERPENTES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
5. ⧫ Barbara Bianca Claro
PEQUENOS CIENTISTAS – projeto de Ciências para a Educação Infantil
6. ⧫ Camila Barbosa Almeida
ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DE DADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTAÇÃO POR ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
7. ⧫ Camila Sanches do Nascimento Oliveira
UTILIZAÇÃO DE EXEMPLARES VIVOS DE BESOURO-DO-AMENDOIM PARA O ESTUDO DA METAMORFOSE NO ENSINO FUNDAMENTAL I
8. ⧫ Carla Patricia Paladin
VISITAS MONITORADAS: O BOSQUE SANTA MARTA
9. ⧫ Caroindes Julia Corrêa Gomes
A PARCERIA UNIVERSIDADE/ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
10. ⧫ Carolina de Lima Puccini
ANÁLISE DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS ALIMENTARES NO CENTRO EDUCACIONAL PIONEIRO E REFLEXÕES RELATIVAS ÀS PRÁTICAS DE REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO.
11. ⧫ Carolina Sotério
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURRÍCULOS DE NÍVEL SUPERIOR: O QUE NOS DIZEM AS PUBLICAÇÕES DO JOURNAL OF COLLEGE SCIENCE TEACHING
12. ⧫ Cássia Donizetti Borges
CONHECENDO ALGUMAS PROPRIEDADES DA ÁGUA
13. ⧫ Dafner Cristina Vida Gonçalves
MINI EXCURSÃO DAS FLORES
14. ⧫ Diany Akiko Nakamura
ENSINANDO CIÊNCIAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS COM EIXOS TEMÁTICOS E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
15. ⧫ Dirlene Isabel Sebin
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATIVIDADES PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
16. ⧫ Edilberto Felix da Silva
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA ACERCA DO USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SUAS AULAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
17. ⧫ Eliana Vera Hunyady Mangucci
OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA VIVÊNCIA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
18. ⧫ Fabiana Luca Alves
O USO DE CÉLULAS COMESTÍVEIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
19. ⧫ Fabiane Elidia Dias
POTENCIALIDADE DOS BLOGS NA PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
20. ⧫ Fabiano Morezi de Andrade
MÃO NA COBRA SÓ NO BUTANTAN
21. ⧫ Flávia Gabriele Sacchi
COMPREENSÃO POR GRADUANDOS EM QUÍMICA DO TEMA BIODIESEL
22. ⧫ Gabriel H. de Camargo
INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM ANÁLISE: PRÁTICAS E MOVIMENTOS EPISTÊMICOS EM UMA ATIVIDADE EM ECOLOGIA
23. ⧫ Gabriel Vedovello Batista
CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA
24. ⧫ Gislaine Cristina Bonalumi Ferreira
EXPLORANDO FENÔMENOS SONOROS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
25. ⧫ Guilherme Balestiero da Silva
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA A RESPEITO DA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS “TRINITY”
26. ⧫ João Pedro Mardegan Ribeiro
CLUBE DE CIÊNCIAS DO EIC: DA PRÁXIS PEDAGÓGICA ATÉ O ESTÍMULO DO FAZER CIÊNCIAS
27. ⧫ João Víctor de Araujo Lima
EDUCADORES E INTÉRPRETE EDUCACIONAL: DA INTERPRETAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO À ANSIEDADE À MATEMÁTICA
28. ⧫ Juliana de Barros
ENSINO DE FÍSICA PARA O FUNDAMENTAL II: atividades lúdica
29. ⧫ Juliana Nakamoto Arai
CULINÁRIA DO SABER: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
30. ⧫ Laís Calixto Santos Sipahi
UTILIZAÇÃO DE SANDÁLIAS DE BORRACHA PARA CONFECÇÃO DE ISOLANTE TÉRMICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
31. ⧫ Lesley Cristina Gonçalves Damaceno
UTILIZAÇÃO DE VENTOINHAS EM ESTUDOS QUALITATIVOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES
32. ⧫ Loryne Viana de Oliveira
UNIDADES DE ENSINO CTS NA PERSPECTIVA DO CICLO DE RESPONSABILIDADE
33. ⧫ Lucas Augusto dos Reis Beco
“ESCOLA DA FLORESTA: UM ESPAÇO EDUCADOR NA ÁREA RURAL DE SÃO CARLOS QUE INSPIRA, TRANSFORMA E COLOCA EM PRÁTICA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ACREDITAMOS”
34. ⧫ Lucimar Polo
TECNOLOGIA DIGITAL E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
35. ⧫ Marcelo Damiano
COMPOSTAGEM COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
36. ⧫ Marcia Nobue Sacay
DECOMPOSIÇÃO, MÁQUINAS SIMPLES E TRANSFORMAÇÕES: FIOS CONDUTORES PARA APRENDER A EMPREENDER NO ENSINO FUNDAMENTAL-1.
37. ⧫ Marcia Regina Balbino
PRODUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE KITS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS
38. ⧫ Marcos Antonino Callegari
KAHOOT E ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTAS PARA REFLEXÃO E APROFUNDAMENTO
39. ⧫ Maria da Conceição Olimpio de Almeida
ONDE ESTÃO AS BORBOLETAS?!
40. ⧫ Maria Eduarda Vizotto
MÉTODO DE ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
41. ⧫ Maria Julia Pessoa Berenguel
ADAPTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE DIN MICA POPULACIONAL INSERINDO A PROBLEMÁTICA DO JAVALI
42. ⧫ Marina Linhares Azevedo
TEMÁTICA ÁGUA: AÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
43. ⧫ Mikeas Silva de Lima
RELAÇÕES ENTRE INSCRIÇÕES PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS
44. ⧫ Natan Henrique Bataglia Felisberto
MINISTRANDO UM WORKSHOP DE EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
45. ⧫ Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral
RETEXTUALIZAÇÃO TEXTO-FALA: DIFICULDADES E FACILIDADES NA ELABORAÇÃO EXPOSIÇÕES ORAIS POR GRADUANDOS EM QUÍMICA
46. ⧫ Patrícia Takahashi Lopes
CURSO DE CIÊNCIAS DA TERRA E ATMOSFERA PARA ESTUDO DO MEIO
47. ⧫ Rafael Gil de Castro
OS DISCURSOS SOBRE A BIODIVERSIDADE QUE PERMEIAM A BNCC
48. ⧫ Rafael Yuri Yamamoto
O USO DA EXPERIMENTOTECA NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
49. ⧫ Rafaela Aparecida dos Santos
OSHIBANA: A ARTE DAS PLANTAS SECAS PARA O ENSINO DE BOT NICA
50. ⧫ Rosana Tosetto GuaNdalini
OBSERVANDO SEMENTES
51. ⧫ Rosivânia da Silva Andrade
ATIVIDADES PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COMO MEIO PARA A PROMOÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA
52. ⧫ Samantha Vilhena
CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE VACINAS
53. ⧫ Sofia Valeriano Silva Ratz
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DO CONCEITO DE FOTOSSÍNTESE
54. ⧫ Taynan Gabriel Pedroza
O USO DO KAHOOT! COMO FERRAMENTA AVALIATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
55. ⧫ Thaynara Pereira Coelho Americano
“Óptica: reflexão, refração e cores”: atividades de experimentação para o Ensino Fundamental.
56. ⧫ Tiago do Amaral Moraes
IDENTIFICAÇÃO DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PRESENTES NA PRODUÇÃO ESCRITA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA
57. ⧫ Víctor Felipe Menezes dos Santos
O USO DO NITROGÊNIO LÍQUIDO EM DEMONSTRAÇÕES DE CIÊNCIAS
58. ⧫ Vivian Cordeiro Parra
MAPEAMENTO DE ZONAS PARA A CONSTRUÇÃO DE PERFIS CONCEITUAIS: REVISÃO DAS INVESTIGAÇÕES DA TEORIA