Workshop “CDCC em Foco”

10/07/2019

O JARDIM DA PERCEPÇÃO DO CDCC
13 de setembro, 14h às 17h

Objetivos
Apresentar a proposta da criação do Jardim da Percepção do CDCC e discutir as potencialidades da sua utilização no âmbito do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica.

O Jardim da Percepção
O Jardim da Percepção do CDCC foi criado em 2005 com recursos da VITAE e do CNPq tendo em vista a ampliação da área de exposição para a parte externa do prédio sede. Com aproximadamente 600 m2, este é o primeiro espaço de visitação ao ar livre de São Carlos e compreende o Espaço Interativo de Física e os Jardins do Cerrado e da Mata Ciliar. A dinâmica da exposição reflete a diversidade de temas científicos, recorrendo aos órgãos sensoriais para perceber a Ciência intrínseca nos experimentos expostos, e permitindo a abordagem das diferentes percepções: forma, direção geográfica, tempo histórico, som, força, gravidade, temperatura, imagem e ambiente.

Programa
Palestra
14h às 15h – “O Jardim da Percepção do CDCC: criação, implantação e suas potencialidades para o ensino de Ciências Naturais” – Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo (IQSC/USP)
A palestra tratará da gênese e concepção do Jardim da Percepção, assim como das suas contribuições ao ensino de Ciências Naturais na Educação Básica.
Visita ao Jardim da Percepção do CDCC
Visita com discussão sobre suas potencialidades de uso na Educação Básica – Msc Adriana Rinaldi Martins e monitores.

Inscrições
Este workshop é exclusivo para os participantes do III EEC sem custo adicional.
O número de vagas é limitado a 20. Serão aceitos os primeiros inscritos no III EEC que demonstrarem interesse em participar através do email eec@cdcc.usp.br com o assunto “Workshop”.