Brasil e França Firmam Cooperação no Desenvolvimento de Novas Terapias para o Linfoma Óculo-cerebral

CAR T-Cell Therapy. (Nation Cancer Institute)

Durante a FAPESP Week, em Toulouse, pesquisadores do Instituto Curie e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto anunciaram o início de um estudo clínico que irá avaliar a eficácia de uma nova imunoterapia baseada em células CAR-T no tratamento do linfoma óculo-cerebral.

As terapias com células CAR-T já demonstraram ser grande esperança para pacientes com quadros graves de câncer de difícil tratamento. Em 2019, 17 pacientes receberam o tratamento experimentalmente e a técnica, que estava sendo testada pela primeira vez na América Latina pelo Centro de Terapia Celular vinculado ao Hemocentro de Ribeirão Preto, demonstrou grande sucesso: um número expressivo dos voluntários apresentou remissão total da doença em cerca de um mês de tratamento.

Desde o início dos testes clínicos no Hemocentro de Ribeirão Preto, as terapias vinham sendo aplicadas apenas a dois tipos de linfoma: a leucemia linfoide aguda de células B e o linfoma não Hodgkin de células B. Assim, a cooperação com pesquisadores internacionais visa estimular a transferência tecnológica entre instituições a fim de incorporar os linfócitos T  geneticamente modificados e amplamente trabalhados por pesquisadores do Instituto Curie, da Faculdade de Ciências e Letras de Paris, à produção nacional de células semelhantes que atuem diretamente no linfoma óculo-cerebral, um tipo raro de linfoma que afeta o sistema nervoso central. O objetivo principal é que a nova terapia seja incorporada ao SUS e alcance a população.

A perspectiva é que o tratamento para o linfoma óculo-cerebral siga os mesmos princípios técnicos e aplicáveis desenvolvidos para os demais linfomas. Em procedimentos terapêuticos com células CAR-T, linfócitos saudáveis dos pacientes são coletados em amostras de sangue e enviadas à análise. Já em laboratório, os linfócitos são geneticamente modificados via contato com vetores lentivirais – vírus inativado – e passam a codificar os receptores chimeric antigen receptors (CAR). Os CARs são proteínas de membrana capazes de reconhecer antígenos específicos tumorais CD19 e, consequentemente, extinguir as células tumorais. As células CAR-T são então cultivadas e rigorosamente testadas e armazenadas e, por fim, o paciente doador as recebe novamente por transfusão sanguínea.

O desenvolvimento da terapia com células CAR-T gerou grandes expectativas sobre a possibilidade de um tratamento capaz de extinguir células tumorais agressivas ao passo que outras terapias se esgotam. Visando proporcionar robustez à produção tecnológica e científica por trás dessa terapia, em 2022, foi inaugurado o Núcleo de Terapia Avançada (Nutera) Ribeirão Preto, um Centro de Ciência para o Desenvolvimento da FAPESP, especializado na produção das células CAR-T. Ainda, recentemente, o CTC foi inaugurado como um novo Centro de Pesquisa e Inovação (Cepix), com objetivo de impulsionar o desenvolvimento das terapias CAR-T cell e possibilitar a transferência dessa tecnologia ao SUS.

Em entrevista concedida à Agência FAPESP, o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e coordenador da participação brasileira do projeto então estabelecido, Diego Clé, destacou “Fazemos um produto com células CAR-T nacional com custo equivalente a um terço dos produtos comerciais disponíveis no Brasil hoje, cujos preços variam de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões. E uma das vantagens de fazer um produto nacional é a possibilidade de incorporá-lo ao SUS.”

A transferência científica e tecnológica entre instituições de pesquisa nacionais e internacionais fortalece a pesquisa mundial na área da saúde e possibilita que terapias de alto impacto alcancem a população. Essa cooperação estabelece um marco de avanço no que vem se tornando o tratamento mais eficaz contra linfomas em estágios graves.

AGÊNCIA FAPESP. Estudo clínico de terapia celular contra o câncer é oficialmente lançado em Ribeirão Preto. 17 abr. 2024. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/estudo-clinico-de-terapia-celular-contra-o-cancer-e-oficialmente-lancado-em-ribeirao-preto/51221. Acesso em: 23 jun. 2025.

AGÊNCIA FAPESP. Núcleo de terapia avançada produzirá as células CAR-T que serão usadas contra o câncer em ensaio clínico. 10 out. 2023. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/nucleo-de-terapia-avancada-produzira-as-celulas-car-t-que-serao-usadas-contra-o-cancer-em-ensaio-clinico/49859. Acesso em: 23 jun. 2025.

AGÊNCIA FAPESP. Pesquisador da USP explica como será estudo clínico de terapia celular contra câncer. 23 abr. 2024. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/pesquisador-da-usp-explica-como-sera-estudo-clinico-de-terapia-celular-contra-cancer/51058. Acesso em: 23 jun. 2025.

AGÊNCIA FAPESP. Pesquisadores do Brasil e da França vão testar nova terapia celular contra tipo de câncer. 13 jun. 2024. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/pesquisadores-do-brasil-e-da-franca-vao-testar-nova-terapia-celular-contra-tipo-de-cancer/55051. Acesso em: 23 jun. 2025.

AGÊNCIA FAPESP. Terapia celular contra o câncer desenvolvida na USP vence Prêmio Octavio Frias de Oliveira. 15 ago. 2024. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/terapia-celular-contra-o-cancer-desenvolvida-na-usp-vence-premio-octavio-frias-de-oliveira/52459. Acesso em: 23 jun. 2025.

AGÊNCIA FAPESP. USP de Ribeirão Preto inicia teste de terapia celular contra o câncer. 17 abr. 2024. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/usp-de-ribeirao-preto-inicia-teste-de-terapia-celular-contra-o-cancer/51055. Acesso em: 23 jun. 2025.

AGÊNCIA FAPESP. USP e FAPESP levam tecnologias inovadoras para feira internacional de startups na França. 30 mai. 2024. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/usp-e-fapesp-levam-tecnologias-inovadoras-para-feira-internacional-de-startups-na-franca/54962. Acesso em: 23 jun. 2025.

CENTRO DE TERAPIA CELULAR – USP. O Centro de Terapia Celular da USP. Disponível em: https://ctcusp.org/o-centro-de-terapia-celular-da-usp/. Acesso em: 23 jun. 2025.

HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO PRETO – USP. Núcleo de Terapia Avançada (Nutera). Disponível em: https://www.hemocentro.fmrp.usp.br/terapia/. Acesso em: 23 jun. 2025.

NATIONAL CANCER INSTITUTE. CAR T cells: engineering patients’ immune cells to treat their cancers. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/research/car-t-cells. Acesso em: 23 jun. 2025.

NUTERA-RP. Núcleo de Terapia Avançada – Ribeirão Preto. Disponível em: https://nuterarp.org/nuterarp/. Acesso em: 23 jun. 2025.