Encerramento de Conta GSuite – USP

09/01/2020

Se você chegou até aqui, recebeu nossa notificação informando que seu vínculo com a Universidade de São Paulo (USP) terminou e a sua conta de email @usp.br será encerrada ou deseja saber mais informações a respeito do encerramento de sua conta.

  • Porque o acesso a minha conta será encerrado?
    • De acordo com as portarias GR3662 e GR7141, o acesso as contas de sistema devem ser encerrado em até 180 dias do fim do vínculo do usuário com a USP. Além de cumprir as portarias, o encerramento do acesso garante que contas inativas não sejam usadas para fins maliciosos por invasores.
  • Meu vínculo atual com a USP encerrou, mas pretendo retornar em breve a ter vínculo com a mesma. Como fica nesse caso?
    • Se você retornar a ter um vínculo com a USP que tenha direito a uma Conta GSuite (conforme Anexo 1 da portaria GR7141) dentro do prazo de 180 dias, o seu acesso a conta não será encerrado. Caso volte a ter vínculo depois desse prazo, é possível que você retorne a ter acesso usando o mesmo nome de conta, mas não garantimos o conteúdo da mesma.
  • Após o encerramento de minha conta @usp.br, eu ainda terei acesso ao Google Drive?
    • Não, a conta GSuite engloba todos os serviços associadas a mesma, assim você perderá acesso ao e-mail e todos os recursos associados ao mesmo, incluindo o Google Drive.
    • Em particular, caso a conta tenha algo compartilhado, no momento que ela for removida, os compartilhamentos serão removidos junto com os dados da mesma.
    • Caso tenha algo importante, faça Backup e informe seus contatos para que salvem uma cópia local dos arquivos e/ou pastas que foram compartilhados.
  • Mesmo sem ter vínculo, eu preciso acessar minha conta novamente. Tenho um arquivo ou mensagem importante que preciso acessar. É possível?
    • Não. A portaria considera um prazo de 180 dias para que nossos usuários tenham tempo suficiente para fazer backup e informar seus contatos um novo e-mail.
  • Eu recebo mensagens importantes em minha conta, após o encerramento de minha conta @usp.br eu posso redirecionar as mensagens para outra conta?
    • Não. Todos os redirecionamentos serão removidos quando a conta for encerrada.
  • Eu cadastrei a conta @usp.br em aplicativos/serviços para recuperação de senha e notificações, como fico?
    • Não aconselhamos usar a conta @usp.br para fins particulares, uma vez encerrado o acesso você deve procurar o aplicativo/serviço para atualizar o e-mail usado
    • O código de ética da USP é claro, os recursos computacionais da Universidade destinam-se exclusivamente ao desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão (Artigo 36)
    • Nossa recomendação, caso ainda tenha acesso a conta, é trocar esses cadastros para e-mails pessoais, evite usar o e-mail USP ou mesmo ALUMNI com essa finalidade
    • Uma vez encerrado o acesso, somente conversando diretamente com o aplicativo/serviço para conseguir alterar o e-mail.

Caso necessite de alguma informação especifica ao seu tipo de vínculo, consulte uma das páginas abaixo ou utilize o menu acima.