O curso de Segurança e Defesa oferecido na modalidade de disciplina de graduação no Instituto de Relações Internacionais da USP examina o nexo entre segurança internacional, segurança doméstica e políticas de segurança e defesa. A ênfase é colocada nos problemas de formulação e implementação das políticas de segurança e defesa. O curso explora ainda os desdobramentos contemporâneos relacionados ao terrorismo e o crime organizado e seus impactos na segurança doméstica e internacional.
O curso está estruturado em duas partes: a primeira trata dos principais conceitos sobre conflitos internacionais e subnacionais, enquanto que a segunda visa debater com os participantes alguns dos desafios contemporâneos de maior destaque em matéria de segurança pública e defesa.
A temática dos Direitos Humanos está presente de forma transversal nas aulas e como tema específico de estudo, principalmente no tratamento do problema das migrações e deslocamento de populações em áreas de conflito. Outros conteúdos tratados são: a ameaça representada pelo terrorismo, crime organizado e segurança cibernética proliferação de armas de destruição em massa, segurança na era pós-Guerra Fria, e guerras assimétricas. Em vista das mudanças no cenário da segurança internacional, o curso aborda os elementos do poder nacional que estão à disposição dos formuladores das políticas de defesa e os resultados estratégicos alcançados no nível nacional e internacional.