Linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPEC) da EACH-USP estrutura-se em três linhas de pesquisa: “Crítica da Cultura e do Conhecimento”, “Cultura, Política e Identidades” e “Cultura, Saúde e Educação”. Essas linhas destacam a diversidade e a interdisciplinaridade que caracterizam o campo, abarcando investigações que articulam questões históricas e teóricas com problemas contemporâneos, conectando cultura, sociedade e práticas políticas e científicas.

Cultura, Saúde e Educação – Linha 1

Crítica da Cultura e do Conhecimento – linha 2

A linha de pesquisa “Cultura, Saúde e Educação” reúne pesquisadores das ciências humanas e biológicas interessados em compreender, sob uma perspectiva histórica, como os constructos teóricos e práticas nos campos da saúde e da educação contribuem para a constituição da cultura e das identidades nas sociedades contemporâneas.

Os estudos investigam como categorias amplamente difundidas, como normal/patológico, masculino/feminino e instruídos/não instruídos, são historicamente construídas e incorporadas como naturais, gerando inclusões, exclusões e estigmas. A proposta é desnaturalizar essas classificações e problematizar sua relação com a história, a sociedade e a cultura.

Além disso, a linha foca no sistema de ensino enquanto produto cultural que, desde o século XIX, tem gerado uma cultura própria. As pesquisas abordam elementos como a institucionalização da profissão docente, currículos, representações sobre o que é ser aluno e a organização dos ciclos de ensino. Já no campo da saúde, analisam-se critérios de normalidade/patologia e saúde/doença, entendendo-os como construções culturais mediadas pela racionalidade científica e com impacto nas práticas de assistência à saúde.

A linha também explora as conexões entre as instituições de saúde e ensino, investigando como elas moldam as relações sociais e as identidades. Com base na experiência docente e na pluralidade de abordagens, as pesquisas buscam compreender as práticas biomédicas e educativas como expressões culturais das sociedades nas quais estão inseridas, contribuindo para o entendimento da construção de identidades e da cultura contemporânea.

As professoras e os professores que compõem a linha “Cultura, Saúde e Educação” são Ana Laura Godinho Lima, Eunice Almeida da Silva, Graziela Serroni Perosa, Luiz Silveira Menna Barreto, Mario Pedrazzoli Neto, Régia Cristina Oliveira, Valéria Cazetta e Verónica Marcela Guridi.

Inspirada nos Estudos Culturais e em matrizes teóricas da história, sociologia, comunicação, literatura, filosofia e educação, essa linha questiona os pressupostos canônicos da arte, da cultura e da ciência, recusando visões essencialistas, monolíticas ou hierarquizantes. Ciência e arte são compreendidas como sistemas plurais e complexos, cuja legitimidade se constitui historicamente em diálogo com epistemologias, práticas culturais e modos de conhecimento diversos. Conceitos como hibridismo e descentramento são fundamentais para colocar em questão dicotomias como alta e baixa cultura, ou, ciência e conhecimentos tradicionais.

Seguindo essa perspectiva, a linha de pesquisa inclui a investigação de gêneros antes marginalizados, como o ensaio, a literatura de viagens, os quadrinhos, o cinema e a arte digital, bem como a produção e circulação da ciência e do conhecimento, seus discursos, e os diversos meios e suportes pelos quais se difundem (escolas, museus, mídias, a ficção científica, e outros espaços não formais). Além disso, a linha aborda a indústria cultural e criativa, bem como seus objetos, discutindo seus condicionantes materiais, raciais, sexuais e de gênero, suas políticas e os modos de produção e apropriação da cultura contemporânea.

Tais enfoques ressaltam as relações entre cultura, ciência e tecnologias como processos historicamente situados e em permanente transformação, evidenciando disputas em torno da produção de saberes, tanto no campo científico quanto no campo artístico-cultural, em especial no contexto de projetos de modernização, processos coloniais, pós-coloniais, suas interseccionalidades e dinâmicas epistêmicas, buscando compreender diferentes vozes e perspectivas que emergem nesse cenário..

Integram a linha: André Fontan Köhler, Jefferson Agostini Mello, Luciana Dadico, Luis Paulo de Carvalho Piassi, Marcia Maria de Arruda Franco, Pablo Ortellado, Rogério Monteiro de Siqueira, Rubens Russomanno Ricciardi, Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão e Thomás Augusto Santoro Haddad.

Cultura, Política e Identidades – Linha 3

Esta linha de pesquisa investiga o papel político da cultura, explorando desdobramentos teóricos e políticos do conceito de cultura a partir das relações entre identidades, diferenças e lutas sociais contemporâneas. Foca-se em temas como movimentos sociais, ampliação de direitos, políticas diferenciadas e defesa de culturas locais, com ênfase nos processos históricos de saberes e subjetividades.

Um dos subtemas centrais são as “Histórias”, entendidas como narrativas disputadas que refletem construções do passado, técnicas e metodologias de investigação histórica. Essas narrativas também testemunham a constituição dos saberes, abrangendo práticas de conhecimento e seus agentes, como intelectuais, cientistas, instituições e formas de transmissão cultural, como escolas, universidades, museus e discursos.

A linha rejeita narrativas teleológicas que justificam cânones hegemônicos, como “a” Ciência ou “a” História, e investiga práticas de conhecimento distintas, voltando-se também para a história do tempo presente e temas como deslocamentos populacionais, turismo, migração e dinâmicas culturais que desafiam categorizações políticas. Além disso, abrange o estudo de motivações político-ideológicas, relações de poder, sustentabilidade, memória coletiva e direitos humanos.

Destaca-se ainda a análise das dinâmicas intelectuais da América Latina, marcada por projetos conflitantes de emancipação e modernização, e pela busca por conhecimentos próprios e reconhecimento de identidades regionais.

As professoras e os professores que compõem a linha “Cultura, Política e Identidades” são Alessandro Soares da Silva, Emerson Silva Meneses, Heloísa Tozato, Martin Jayo, Ricardo Santhiago Corrêa e Vivian Grace Fernández Dávila Urquidi.