Site da USP
Facebook
\ Universidade de São Paulo - Sites > Laboratório de Etnopsicologia > Divulgação > ARTEFILOSOFIA: O uso da fotografia em pesquisa etnopsicológica

ARTEFILOSOFIA: O uso da fotografia em pesquisa etnopsicológica

A revista ARTEFILOSOFIA publicou, em sua edição dedicada ao tema “Dossiê Estética Africana”, o artigo desenvolvido por Raquel Rotta e José Francisco Miguel Henriques Bairrão: “O uso da fotografia em pesquisa etnopsicológica: a revelação do invisível na umbanda”.

A publicação está disponível neste link.

 

Resumo

O impacto visual na umbanda e em comunidades africanas tem importância na constituição de material simbólico pelo qual sujeitos elaboram experiências pessoais e coletivas. A imagem pode proporcionar o desvelamento de um contexto simbólico mais rico do que comumente se apreende. Utiliza-se como base uma escuta psicanalítica, no que se pode chamar de “escutar imagens”, desde que se considere a foto-grafia, ou seja, a grafia pela luz (imagem), um recurso para trazer ao visível algo inobjetável que anima e transforma experiências de vida. A utilização da fotografia em pesquisas na umbanda foi útil no desvelamento e valorização de recursos de origem africana para lidar com vivências humanas. Para descrever esse método de utilização da fotografia em pesquisa etnopsicológica, discute-se o estatuto da imagem em etnias bantas, os usos comuns da fotografia em ciências humanas e trechos de uma pesquisa realizada em comunidades umbandistas.

Palavras-chave: Etnopsicologia, Fotografia, Umbanda, Psicanálise.