Site da USP
\ Universidade de São Paulo - Sites > Laboratório de Etnopsicologia > Divulgação > (Vídeo) Psicanálise e Contemporaneidade: do que sofre o Sujeito?

(Vídeo) Psicanálise e Contemporaneidade: do que sofre o Sujeito?

Clique na imagem para ser redirecionado ao vídeo.

Psicanálise e Contemporaneidade: do que sofre o Sujeito? – Departamento Formação em Psicanálise – dia 20/set/2012, das 9h00 às 14h00
Local: Auditório do Instituto Sedes Sapientiae

MESA 1 – CULTURA CONTEMPORÂNEA E SUBJETIVIDADE

Oscar Miguelez – psicanalista, prof. do Curso Formação em Psicanálise do Inst. Sedes Sapientiae, mestre e doutor em psicologia clínica pela PUC-SP, autor do livro ‘Narcisismos’ (Escuta, 2007).
José Francisco Miguel Henrique Bairrão – psicanalista, membro honorário do Departamento Formação em Psicanálise do Inst. Sedes Sapientiae, docente e pesquisador da FFCLRP-USP e coordenador do Laboratório de Etnopsicologia da mesma instituição.
João Frayze-Pereira – psicanalista, prof. livre-docente do Inst. de Psicologia e do programa de pós-graduação interunidades em Estética e História da Arte da USP, membro efetivo-docente da Soc. Bras. de Psicanálise de São Paulo; publicou livros e artigos sobre Estética, Arte e Psicanálise.

MESA 2 – E A CLÍNICA HOJE? COMO ESTÁ?

Armando Colognese Junior – psicanalista, prof. do Curso Formação em Psicanálise do Inst. Sedes Sapientiae, prof. universitário e coord. de cursos de expansão no ISS, autor do livro ‘A trama do equilíbrio psíquico: aquestão econômica e as relações objetais’ (Rosari, 2003).
Nora B. S. de Miguelez – psicanalista, psicóloga pela Univ. de Buenos Aires, doutora em Psicologia Clínica pela PUCSP, membro, professora e supervisora do Departamento Formação em Psicanálise do Inst. Sedes Sapientiae, autora de artigos publicados em revistas de psicanálise e do livro ‘Complexo de Édipo: novas patologias, novas mulheres, novos homens’ (Casa do Psicólogo, 2012).
Christian Ingo Lenz Dunker – psicanalista, prof. livre-docente do Instituto de Psicologia da USP, analista membro de escola (A.M.E.) da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, autor de ‘Estrutura e constituição da clínica psicanalítica’ (AnnaBlume, 2011).