Tratamento restaurador atraumático

31/03/2020

Fábio Carneiro Martins

O tratamento restaurador atraumático como política pública

 

A cárie dentária é uma das doenças crônicas mais comuns da infância, sendo mais prevalente em grupos sociais mais vulneráveis. O município de São Paulo, em 2017, apresentava um grave problema a ser enfrentado: havia cerca de 80.00 crianças com lesões de cárie ativa sem tratamento e alto absenteísmo. Um dos desafios de se tratar a cárie em crianças está no fato de que elas não são autônomas e dependem de um adulto para seu deslocamento até as unidades de saúde, por outro lado, se essas mesmas crianças estiverem um tempo importante do seu dia sob cuidado das escolas, este é considerado fator de proteção contra a doença.

O ART (Tratamento Restaurador Atraumático), ao longo das últimas décadas, se consolidou como técnica restauradora não provisória, que pode ser aplicada em espaços sociais, por outro lado, sua utilização como estratégia e política pública ainda parece tímida.

Esta dissertação busca apresentar o panorama global do ART nas políticas públicas e descrever as etapas envolvidas na formulação e implementação do projeto denominado ART-SUS, em que a técnica foi incluída na rotina das Equipes de Saúde Bucal do município de São Paulo, no contexto do Programa Saúde na Escola, como estratégia de enfrentamento do problema

 

Produtos disponíveis para download:

Resumo informativo

https://sites.usp.br/eviporalhealth/download/361/


Dissertação completa

https://sites.usp.br/eviporalhealth/download/358/