COVID-END Saúde Bucal

21/06/2022

Rebeca Cardoso Pedra

Uso de evidências científicas e metodologias de inovação para tomada de decisões em saúde bucal: COVID-END de Saúde Bucal

 

A COVID-19 criou um cenário complexo e incerto na odontologia. Uma doença com alto risco de disseminação de infecção por aerossol que afetou consideravelmente a prática do cirurgião-dentista. Causando alto impacto na odontologia em todo o mundo, a COVID-19 provocou a suspensão dos serviços odontológicos e gerou incertezas na prática clínica. No entanto, a necessidade de atendimento odontológico não parou, assim, a tomada de decisões em saúde bucal tornou-se urgente.

 

O tomador de decisão/ cirurgião-dentista, necessita de fontes confiáveis ​​para obter informações neste cenário complexo. A COVID-END de Saúde Bucal é uma solução que reúne em um só lugar informações baseadas em evidências científicas de forma fácil de usar sobre COVID-19, saúde bucal e sistemas de saúde.

Fruto da colaboração entre a FOUSP, Pushpagiri College of Dental Sciences/ Índia e Mc Master University/ Canadá. É um inventário elaborado com métodos inovadores numa perspectiva centrada no usuário, considerando os problemas e necessidades de 16 dentistas e tomadores de decisão de 8 países e 4 continentes. Ele contém uma lista de questões que a pandemia impactou na odontologia e as relaciona com respostas provenientes das melhores evidências disponíveis.

Este inventário também é útil para pesquisadores. Por meio dele, é possível identificar onde faltam pesquisas a fim de evitar o desperdício, reduzir a duplicação e coordenar melhor as sínteses de evidências da COVID-19 e diretrizes que estão sendo produzidas. Para tornar essa relação de disponibilidade/ausência de evidências mais clara, estamos realizando um mapa de evidências sobre COVID-19 e Saúde bucal, além de uma série de revisões sistemáticas para responder a algumas destas lacunas.

Download dos produtos relacionados ao COVID-END