Disciplinas de graduação e pós-graduação da USP em 2019 contaram com o apoio da Fábrica do Futuro no desenvolvimento de atividades e projetos

Ao longo de 2019, a Fábrica do Futuro sediou aplicações didáticas em 6 disciplinas distintas de cursos de graduação e pós-graduação da USP, em sua maioria da Escola Politécnica.

Disciplinas como Projeto do Produto e do Processo, da Engenharia de Produção, tanto da graduação quanto da pós; e Materiais e Processos de Produção III, do curso de graduação em Design (FAU-USP), trouxeram ao todo 120 alunos que tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente e contextualizar seus projetos, que foram de livre escolha conforme os requisitos de cada disciplina.

No caso da disciplina de Planejamento e Controle da Produção, da Engenharia de Produção, 100 alunos puderam conhecer o ambiente e, divididos em grupos, realizaram todos os passos de montagem do skate, medindo tempos de produção e fazendo controle de estoques. Isto fez com que todos trabalhassem em um contexto prático de uma linha de produção próxima da realidade industrial.

Alunos realizam a montagem do skate na disciplina de Planejamento e Controle da Produção

A disciplina de Ergonomia I, do curso de graduação em Design (FAU-USP), desafiou os 27 alunos a pensarem em melhorias no ponto de vista ergonômico, seja no mobiliário ou qualquer outro aspecto relevante para aplicação na Fábrica do Futuro. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Fábrica e usar toda a estrutura disponível para elaborar seus projetos.

Atividades desenvolvidas na disciplina de Ergonomia I

Seguindo a mesma abordagem de Ergonomia I, a disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica propôs aos seus 46 alunos, divididos em 11 equipes, que identificassem oportunidades de melhoria no ambiente da Fábrica, aplicando conceitos da Engenharia Elétrica. Aqui os discentes também puderam usufruir de toda a estrutura da Fábrica para elaborar os projetos.

Apresentação dos projetos da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica

É possível perceber que a Fábrica do Futuro conseguiu sediar ao longo do ano atividades didáticas importantes para a formação profissional dos estudantes, apresentando conceitos de Indústria 4.0 e suas tecnologias.

Todos os envolvidos (Fábrica, alunos e professores) saem ganhando ao utilizar o espaço para o desenvolvimento de projetos práticos que aproximam os estudantes de um contexto atualizado e próximo ao real. Para o próximo ano, há a expectativa de novas aplicações didáticas no laboratório, visando contribuir ainda mais com a comunidade USP.

INOVA USP – Centro de Inovação da USP
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP