Fábrica do Futuro manteve atuação didática relevante nas atividades não-presenciais da USP devido a pandemia de Covid-19

A suspensão das atividades presenciais na Universidade de São Paulo por conta da pandemia do novo coronavírus não impediu que a Fábrica do Futuro continuasse exercendo sua importância e influência na vida dos estudantes. Além de um projeto  de confecção de protetores faciais, outras atividades estão sendo realizadas pela equipe do laboratório e por estudantes da universidade.

Acompanhamento remoto da produção dos protetores faciais na Fábrica

Uma disciplina da graduação, chamada Desenvolvimento Integrado de Produtos, ofereceu aos alunos desafios no âmbito da Indústria 4.0, e a Fábrica do Futuro forneceu materiais e o apoio necessário para a elaboração de provas de conceito. Os parceiros de tecnologia da Fábrica, mesmo à distância, prestaram todo o suporte solicitado para a condução dos protótipos. Os alunos puderam desenvolver as provas de conceito aplicando tecnologias modernas para solucionar problemas reais da indústria, fornecidos por empresas parceiras.

Os estudantes de pós-graduação mantiveram suas pesquisas em andamento utilizando tecnologias digitais para teletrabalho, como acesso via nuvem, entre outras formas. Um dos doutorandos, por exemplo, está finalizando um projeto de Digital Twin que auxiliará ainda mais no levantamento e tratamento de informações do skate conectado.

Reuniões semanais estão sendo realizadas por videoconferência com a equipe da Fábrica e parceiros de tecnologia para apresentar os resultados que estão sendo alcançados ao longo do ano, discutir novos projetos e trocar informações acerca da Indústria 4.0 e demais assuntos em tecnologia relevantes na atualidade.

Os parceiros de tecnologia tem auxiliado na integração de sistemas da Fábrica. Uma das parceiras realizará um treinamento a distância sobre seu sistema e aplicação no laboratório nos próximos dias, contando com a presença de vários membros da equipe.

Dessa forma, a Fábrica do Futuro tem mantido suas atividades e seu planejamento, prezando sempre pela saúde e segurança de todos os envolvidos.

INOVA USP – Centro de Inovação da USP
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP