Fábrica do Futuro apoia disciplina da graduação da Poli-USP na elaboração de provas de conceito para soluções de problemas em Indústria 4.0

Uma disciplina do departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, chamada Desenvolvimento Integrado de Produtos, permitiu que os discentes pudessem aplicar seus conhecimentos na prática e desenvolver capacitações relevantes para a atuação profissional, com o uso de tecnologias e conhecimentos disponíveis na Fábrica do Futuro. 

 

Esta disciplina é aberta a todos os cursos de graduação da universidade e neste ano contou com a participação de mais de 60 discentes de diversas engenharias da Poli-USP, da Administração e da Economia (FEA-USP), da Arquitetura e Urbanismo e do Design (FAU-USP), entre outros cursos. O propósito desta disciplina é estimular o conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos por meio de desafios que os alunos precisam resolver, em equipes, apresentando um protótipo da solução encontrada. Para a oferta deste semestre letivo, empresas parceiras da Fábrica propuseram desafios reais, no âmbito da Indústria 4.0, para que as equipes pudessem trazer soluções viáveis aos problemas dados.

 

Os alunos formaram 9 equipes multidisciplinares (com a presença de diversos cursos em uma mesma equipe) para desenvolver provas de conceito que buscassem solucionar a problemática apresentada pelas empresas. Houve a participação de organizações do setor automotivo, de bens de consumo, alimentício, uma ONG, entre outras.

Visita de alunos na Fábrica do Futuro antes da suspensão das atividades presenciais

Os estudantes tiveram a oportunidade de praticar técnicas de ideação e utilizar softwares que apoiaram a geração de ideias.  A partir disso, confeccionaram 2 protótipos intermediários e um protótipo final ao longo de toda a disciplina. Monitores da graduação e da pós-graduação orientaram os grupos durante toda a jornada.

 

Mesmo com a realização das atividades à distância, as equipes mantiveram contato por videoconferência e efetuaram a compra online dos materiais necessários para a confecção das provas de conceito. Além disso, os parceiros de tecnologia da Fábrica mantiveram contato ativo com os estudantes, disponibilizando equipamentos e softwares para a prototipagem da solução. Todos os procedimentos de segurança foram aplicados para garantir a segurança dos alunos em situação de isolamento social. 

 

Foi possível trabalhar com Controle de qualidade por Visão computacional para a identificação de peças e de defeitos na produção. Também foi possível aplicar o conceito de Identificação de componentes, ao fazer testes com etiquetas RFID para a localização de equipamentos no chão de fábrica. Além disso, protótipos digitais de softwares estimularam os alunos a pensarem em Integração de sistemas e Computação em nuvem. Para a construção da solução, alunos foram estimulados a desenvolver conhecimentos em linguagens de programação e backend, ampliando o escopo de aprendizado da disciplina. 

 

Todas as provas de conceitos finais foram apresentadas em uma videoconferência com a presença dos parceiros e das organizações que propuseram os desafios, com todos os resultados muito positivos e ótimas perspectivas de continuidade de alguns dos projetos e implementação nas empresas.

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