Fábrica do futuro tem participação ativa na prevenção ao Coronavírus com a produção de protetores faciais

A Fábrica do Futuro tem apoiado as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, auxiliando na confecção de protetores faciais. A iniciativa partiu da alta necessidade de proteção dos profissionais de saúde, visando minimizar o risco de falta de equipamentos de segurança.

Protetores faciais (face shields) são equipamentos compostos por um suporte plástico e um visor transparente, geralmente usados em conjunto com a máscara para aumentar a segurança dos profissionais de saúde. Uma das formas de confeccionar um dos componentes desses protetores é por meio de impressão 3D.

A fim de suprir a elevada demanda pelos equipamentos, o Inova USP articulou uma iniciativa junto com outros laboratórios da USP que possuem estruturas para impressão 3D e prototipagem. Assim, em parceria com o Inovalab@Poli, a Fábrica do Futuro atuou diretamente na impressão de componentes para os protetores. Mediante o uso das impressoras 3D e dos materiais disponíveis no laboratório, técnicos e demais membros se organizaram para atuar nessa frente. Essa e demais iniciativas do Inova USP para auxiliar no combate ao coronavírus fazem parte de um projeto chamado Respire!, que tem o objetivo de atuar na produção de equipamentos de proteção respiratória visando minimizar a crise no abastecimento desses produtos.

Projeto digital usado para a confecção dos protetores na Fábrica do Futuro

Primeiras impressões 3D realizadas para a confecção dos protetores na fábrica

As tecnologias disponíveis na Fábrica permitiram que o acompanhamento das impressões fosse remoto, reduzindo a necessidade de circulação de pessoas nos laboratórios, buscando garantir o máximo de cuidado com todos, como é possível perceber no vídeo a seguir:

Seguindo o planejamento traçado, as primeiras 300 unidades foram finalizadas e entregues ao Hospital das Clínicas (HC) da cidade de São Paulo. A atuação dos técnicos e alunos bolsistas e voluntários está sendo essencial para a manutenção do projeto.

Amostra parcial produzida na Fábrica do Futuro para envio  ao HC

Fonte: Jornal USP (2020). Iniciativas da USP viabilizam produção de protetores faciais para profissionais de saúde. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/iniciativas-da-usp-viabilizam-producao-de-protetores-faciais-para-profissionais-de-saude/>. Acesso em 13/04/2020.

INOVA USP – Centro de Inovação da USP
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP