A Fábrica do Futuro tem apoiado as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, auxiliando na confecção de protetores faciais. A iniciativa partiu da alta necessidade de proteção dos profissionais de saúde, visando minimizar o risco de falta de equipamentos de segurança.
Protetores faciais (face shields) são equipamentos compostos por um suporte plástico e um visor transparente, geralmente usados em conjunto com a máscara para aumentar a segurança dos profissionais de saúde. Uma das formas de confeccionar um dos componentes desses protetores é por meio de impressão 3D.
A fim de suprir a elevada demanda pelos equipamentos, o Inova USP articulou uma iniciativa junto com outros laboratórios da USP que possuem estruturas para impressão 3D e prototipagem. Assim, em parceria com o Inovalab@Poli, a Fábrica do Futuro atuou diretamente na impressão de componentes para os protetores. Mediante o uso das impressoras 3D e dos materiais disponíveis no laboratório, técnicos e demais membros se organizaram para atuar nessa frente. Essa e demais iniciativas do Inova USP para auxiliar no combate ao coronavírus fazem parte de um projeto chamado Respire!, que tem o objetivo de atuar na produção de equipamentos de proteção respiratória visando minimizar a crise no abastecimento desses produtos.