Integrantes do PET-Mecânica desenvolve projeto de automatização em parceria com a Fábrica do Futuro

Alunos do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP concluíram essa semana a primeira etapa do projeto de automatização de baixo custo do aparafusamento de shapes aos trucks dos skates da Fábrica do Futuro. Trabalhando à distância durante a pandemia, os membros do PET-Mecânica, em parceria com o Profº. Drº. Eduardo Zancul, projetaram um modelo computacional tridimensional do sistema de aparafusamento. Além do modelo, simulações cinemáticas e estruturais também foram realizadas.

O projeto está em consonância com os ideais da Fábrica do Futuro de constituir um laboratório didático que aproxime os alunos dos principais conceitos associados à Indústria 4.0. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia de design thinking, seguindo os passos tradicionais de um projeto de engenharia, visando a otimização de processos já existentes no laboratório. Para as próximas etapas, o calendário do projeto prevê, já no período de volta às aulas, a instalação de um protótipo e a realização de testes in loco.

Participaram do projeto os alunos: Bruno Piazza, Daniel Damião, Gabriel Duarte, Gustavo Nunes, Luca Gusella, Murilo Marchioni e Pedro Henrique Pavelski.

Projeto em CAD desenvolvido pela parceria PET-Mecânica e Fábrica do Futuro

INOVA USP – Centro de Inovação da USP