Consciência histórica e política da diferença na consecução de uma educação antirracista

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Assunto(s):

21/04405-1
Bolsas no Brasil – Programa Capacitação – Treinamento Técnico
01 de maio de 2021 – 31 de janeiro de 2023
Ciências Humanas – Educação – Fundamentos da Educação
National Research Foundation, África do Sul

Rosenilton Silva de Oliveira
Sarah Soares Morais

Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

20/06481-4 – Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista, AP.R

Epistemologia; Formação de professores; Educação antirracista; Racismo; África do Sul-Brasil; Estudo comparativo

Resumo

A partir da proposição geral do projeto que consiste em compreender de forma comparativa, as conexões epistêmicas e estéticas que professores/as brasileiros/as e sul-africanos/as constroem em relação à descolonização de pedagogias nos programas de Formação de Professores, o plano de Trabalho da bolsista TT1 está atrelado de modo direto aos objetivos específicos que compõe o Eixo 3. Princípios Estéticos, éticos e políticos e seus dois subitens: A) Educação antirracista; B) Pedagogias descolonizadoras, princípio Ubuntu e Lógica Exúlica Neste sentido sua atuação tem por objetivo colaborar no desenvolvimento pedagógico os conceitos de “Ubuntu” considerando as singularidades no Brasil e na África do Sul e sua aplicabilidade em atividades de formação de professores, com vistas a superação de todas as formas de discriminação observadas nos contextos escolares.

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