Nome: Caio Cândido Ferraro
Contato: caio.ferraro@usp.br
Linha de pesquisa:
Biografia: Doutorando em Educação pela FE-USP, mestre em Educação pela FE-USP (2019). Possui licenciatura plena em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente se dedica à efetivação da Lei 10.639/03 como professor de educação básica e pesquisador.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7664085776277499
Produção bibliográfica:
- FERRARO, Caio Cândido. Religiões afro-brasileiras na escola: silenciamentos que a lei 10.639/03 (ainda) não pôde revogar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível aqui.
- Especialistas avaliam os mecanismos pedagógicos que podem auxiliar na aplicação da Lei 10.639/03 no currículo escolar. Disponível aqui.
- Educador avalia a efetividade da Lei 10.639/03 na rede de ensino municipal de São Paulo. Disponível aqui.
Nome: Cintia Quina Da Silva
Contato: cintiahdehistoria@gmail.com
Linha de pesquisa: Pensamento de(s)colonial e epistemologias Sul-Sul.
Biografia: Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- 2020) possuo Licenciatura e Bacharelado em História pelo Centro Universitário FIEO-UNIFIEO (2008). Tenho experiência como docente na área de História atuando como Professora de Educação Básica no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e na Educação de Jovens e adultos (EJA) e tendo também ministrado aulas nas disciplinas de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8470221733636873
Produção bibliográfica:
- SILVA, C. Q.; MARTINS, E. . Sentidos e significados sobre religiões de matrizes africanas no contexto da escola. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 16, p. 1, 2022.
- Quina, C.. Onde estão as mulheres negras ? Silêncios e Apagamentos nos processos educativos. In: Edna Martins. (Org.). Raça e etnia na pesquisa em educação. 1ed.Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo, 2022, v. 1, p. 1-314.
Nome: Débora Medeiros de Andrade
Contato: dehmedeiros2@usp.br
Linha de pesquisa:
Biografia: Psicóloga pela Universidade São Francisco (2010) e especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2012). Mestranda pelo PPG Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades/FFLCH/USP, com pesquisas no âmbito das relações raciais e subjetividades na educação. Corpo cantante, dançante e escrevivente, atualmente é pesquisadora do grupo “Escrevivência: corpus estético(s) em diferença”, sob a supervisão de Calila das Mercês e coordenação de Conceição Evaristo pela Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4588021470919860
Produção bibliográfica:
- “NÃO CONSIGO RESPIRAR’: ensaio sobre corpos insurgentes, cultura e morte”, em coautoria, no II Colóquio Latino-Americano sobre Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais (jun/2021).
- “Pretos Em Contos – vol 2” (2012).
Nome: Eduardo José Moraes Junior
Contato: edu.moraesjr@usp.br
Linha de pesquisa:
Biografia: Bolsista CAPES (2020 – atual); Mestrando da Faculdade de Educação da USP (2019 – atual); Pesquisador do Fateliku – Grupo de Pesquisa sobre educação, relações étnicos-raciais, gênero e religião da FE-USP (2019 – atual); Pesquisador do CMEH – Centro Mundial de Estudos Humanistas (2009 – atual).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6560844520939599
Produção bibliográfica:
Nome: Juliane Olivia dos Anjos
Contato: juliane.anjos@usp.br
Linha de pesquisa: Interseccionalidade entre raça, gênero e classe e desigualdades educacionais no Brasil.
Biografia: Doutoranda em Educação com orientação do Prof. Dr. Rosenilton Silva de Oliveira na linha Educação e Ciências Humanas: desigualdades e diferenças na Faculdade de Educação da USP. Mestra em Educação pela mesma instituição com a pesquisa: “As joias de Oxum: as crianças na herança ancestral afro-brasileira” (2016), Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2010). Atua como formadora e assessora de profissionais da Educação Infantil (gestão e docência). Pesquisa Infâncias, culturas afro-brasileiras e educação para as relações étnico-raciais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6773737645228377
Produção bibliográfica:
- ANJOS, JULIANE OLIVIA DOS. BRINCADEIRAS E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DE BEBÊS E CRIANÇAS NEGRAS. In: Anais do Fórum Internacional de Pedagogia FIPED (Edição Salamanca), 2021, USAL. Anais do(a) Anais do Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED (Edição Salamanca). Recife: Even3, 2020.
Nome: Juliano da Silva Tobias
Contato: julitobias@usp.br
Linha de Pesquisa:
Biografia: Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, licenciado em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6687330530647358
Produção bibliográfica:
Nome: Karina Rufina Canatnhede Silva
Contato: karina.rufina@usp.br
Linha de pesquisa: Interseccionalidade entre raça, gênero e classe e desigualdades educacionais no Brasil.
Biografia: Mestranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Pedagoga pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realiza pesquisa na área de educação e relações étnico-raciais. É integrante do grupo de pesquisa Fateliku sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e educação. Além disso, é professora concursada de Desenvolvimento Infantil na rede Municipal de Osasco.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6488983961396435
Produção bibliográfica:
- Educação popular e relações étnico-raciais: o cursinho Popular Florestan Fernandes para além do vestibular.
Nome: Luciana Barrozo da Silva
Contato: luciana.barrozo@usp.br
Linha de pesquisa: Interseccionalidade entre raça, gênero e classe e desigualdades educacionais no Brasil; Pensamento de(s)colonial e epistemologias Sul-Sul.
Biografia: Mestranda em Educação pela USP, Especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ (2011) e em Psicologia Jurídica pela Universidade Cândido Mendes (2010), graduada em Ciências Sociais pela UFRJ (2009). Possui experiência como professora de sociologia para Ensino Médio, como curadora de acervo de bibliotecas escolares e como mediadora de leitura. Desenvolve projetos na área de literatura infantil, literatura com protagonismo negro, relações étnico-raciais, infâncias e maternidade. Pesquisa meninas negras na literatura infantil. Atua como escritora, editora e consultora na área de literatura infantil.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2504736563983287
Produção bibliográfica:
- SILVA, L.. Mulher preta trabalha. In: Bianca Santana. (Org.). Inovação Ancestral de Mulheres Negras – táticas e políticas do cotidiano. 1ed.SAO PAULO: Oralituras, 2019, v. 1, p. 1-191.
- SILVA, L.. Meninas negras na literatura infantil: reflexões sobre o acervo da Mazza Edições e da Pallas Editora. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
- SILVA, L.; BENTO, L. ; BUENO, J. ; FERRARI, J. . Manual da Escolas Antirracistas. São Paulo: Camino School, 2022 (Manual).
Nome: Maria Da Anunciacao Conceição Silva
Contato: marconceicao@uneb.br
Linha de pesquisa: Formação de professores, Políticas educacionais, diversidade étnicarracial e de genero, Pensamento de(s)colonial e epistemologias Sul-Sul.
Biografia: Doutoranda do programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo. Mestre em Gestão Organizacional e Responsabilidade Social pela Universidade Tiradentes. Especialista em Planejamento e Gestão em Educação, pela Universidade do Estado da Bahia, Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia; Professora Efetiva da Universidade do Estado da Bahia. Leciona na pós-graduação lato sensu em educação profissional, em educação matemática. Conselheira da Associação de Pesquisadores Negros e Negras da Bahia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9362719574357754
Produção bibliográfica:
Nome: Mauricio Tavares de Oliveira
Contato: tavares_mauricio@yahoo.com.br
Linha de pesquisa: Pensamento de(s)colonial e epistemologias Sul-Sul: desdobramentos educacionais.
Biografia: Possui graduação em Bacharelado em Letras pela Universidade de São Paulo (2010) e em Licenciatura em Letras (2018) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação em produção de material didático, como professor de Educação de Jovens e Adultos e em estágio em colégios de Educação Básica privados e públicos. Realizou pesquisa de Iniciação Científica na área de Educação e Psicanálise e na área de Antropologia Social. Atua como pesquisador de mestrado no programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (2022) na área de Educação e Ciências Sociais, com ênfase em Educação para as relações étnico-raciais e Estudos críticos da branquitude.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5419289216923726
Produção bibliográfica:
- OLIVEIRA, M. T.. Racismo por denegação e amefricanidade em Lélia Gonzales e a branquitude progressista. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
- OLIVEIRA, M. T.. Passando pela escola em branco: estudo sobre branquitude e instituição escolar. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Nome: Nayara Alvim Machado
Contato: nalvim@usp.br
Linha de pesquisa:
Biografia: Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Desenvolve pesquisas com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia da Religião, atuando com os seguintes temas: Educação, Cidades, Juventudes e Religiosidades.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3367211250578154
Produção bibliográfica:
- Centrão de São Paulo: dinâmicas citadinas numa velha centralidade. Disponível aqui.
Nome: Naysa Katharine Ribeiro Rodrigues
Contato: naysakatharine.ribeiro@usp.br
Linha de pesquisa: Interseccionalidade entre raça, gênero e classe e desigualdades educacionais no Brasil.
Biografia: Mestranda em Educação na linha de pesquisa “Educação e Ciências Humanas: desigualdades e diferenças”, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Integrante do Fateliku – Grupo de Pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e religião da FE-USP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8372430776739062
Produção bibliográfica:
Nome: Patrícia Cerqueira dos Santos
Contato: patriciacerquer@usp.br
Linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas educacionais e diversidade étnica, racial e religiosa: aspectos legais e normatização; Interseccionalidade entre raça, gênero e classe e desigualdades educacionais no Brasil.
Biografia: Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Mestre em História Social (PUC-SP), especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP) com Complementação em Pedagogia (Universidade 9 de Julho). Conselheira da Associação de Professores Universitários de História- Sessão São Paulo e Integrante do GT de Educação e Ensino de História da ANPUH-SP. Atuou por mais de duas décadas como professora alfabetizadora e de história na Educação Básica na Rede Pública Estadual de São Paulo e na rede particular de ensino. Professora egressa do PIBID-USP na área de História, no subprojeto História dos Povos Indígenas na Escola. Atualmente é professora de história educação básica da Rede Municipal de São Paulo, onde se dedica à efetivação do Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6801849348119448
Produção bibliográfica:
- SANTOS, Patrícia Cerqueira dos; OLIVEIRA, R. S. . Intolerância religiosa: um desafio para o ensino de História na Educação Básica. In: Ozaias da Silva Rodrigues; Patrício Carneiro Araújo.. (Org.). Racismos, Intolerâncias e Ativismos. 1ed.Foz do Iguaçu: CLAEC, 2022, v. 1, p. 5-135.
- SANTOS, Patrícia Cerqueira dos; Eula Cristina da Silva . Slam na Escola Uma reflexão docente sobre o quanto aprender com os estudantes revela da cultura escolar.. In: Ana Lucia Silva Souza. (Org.). Cultura Política das Periferias Estratégias de Reexistência.. 1eded.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021, v. 1, p. 375-388.
- SANTOS, Patrícia Cerqueira dos; SANTANA, A. A. ; MARIANO, I. O. ; PEREIRA, G. A. . 'História da África e do Negro no Brasil : reflexões sobre o material 'Trilhas de Aprendizagens'.. In: Almeida Neto, A.S.de; Lourenço, E; Carvalho, J.P.F.. (Org.). Ensino de História em tempos torpes: leituras e reflexões.. 1eded.Uberlândia: Navegando, 2020, v. 1, p. 171-189.
- SANTOS DO NASCIMENTO, IRACEMA ; CERQUEIRA DOS SANTOS, PATRÍCIA. A NORMALIDADE DA DESIGUALDADE SOCIAL E DA EXCLUSÃO EDUCACIONAL NO BRASIL. Caderno de Administração (UEM), v. 28, p. 122-130, 2020.
Nome: Vitor Miranda Ciochetti
Contato: vitor.ciochetti@usp.br
Linha de pesquisa:
Biografia: Estudante do programa de Mestrado da Faculdade de Educação da USP e educador no projeto Angol’Erê, desenvolvido no Núcleo de Artes Afro-brasileiras da USP. Graduado (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2021).
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/5444909448355060
Produção Bibliográfica:
- CIOCHETTI, Vitor Miranda. Templos religiosos e esfera pública: o Templo de Salomão em perspectiva. Revista Ponto Urbe, São Paulo, 2020.
- CIOCHETTI, Vitor Miranda. Pensar as crises com Hannah Arendt: um exercício de pensamento sobre educação, política e pandemia. Revista Primeiros Escritos, São Paulo, 2021.
- CIOCHETTI, Vitor Miranda. A Igreja Universal e suas “mídias”: uma análise crítica sobre religião, mídia e secularismo. Revista GIS, São Paulo, 2022.