Nome: Adriana Tolentino Sousa
Contato: adrianatolentino.sousa@usp.br
Linha de pesquisa: Interseccionalidade entre raça, gênero e classe e desigualdades educacionais no Brasil.
Biografia: Doutora em Educação pela USP, foi pesquisadora visitante no Center for Womens & Gender Studies da Universidade do Texas-Austin. Ganhadora do prêmio TOLMAN 2022 concedido pela Brazilian Studies Association. Atua como professora, pesquisadora e consultora nas áreas de educação, equidade, raça, gênero e diversidade.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4631389367795661
Produção bibliográfica:
Nome: Ana Regina Santos Borges.
Contato: anarsborges@usp.br
Linha de pesquisa: interseccionalidade entre raça, gênero e classe e desigualdades educacionais no Brasil.
Biografia: Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Mestre em Educação pelo Programa em Educação, História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Seus principais interesses de pesquisa são: desigualdades sociais e raciais; políticas públicas e educação. Atualmente é Supervisora Escolar na Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2402142525566727
Produção bibliográfica:
- BORGES, A. R. S.. Análise textual discursiva: uma perspectiva caleidoscópica para pesquisas qualitativas na área de educação. In: Arthur Rezende da Silva; Valéria de Souza Marcelino. (Org.). Análise Textual Discursiva: teoria na prática – ensaios orientados. 1ed.Rio de Janeiro: Campos de Goytacazes, 2022, v. , p. 1-398.
- BORGES, A. R. S.. Festa de aniversário: gênese de uma luta. Mulheres demasiadamente mulheres: narrativas sobre cores, dores e sorrisos. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 1, p. 1-411.
- BORGES, A. R. S.. Dissertações. In: Jair Ferreira e Simone Suganuma. (Org.). Repertório bibliográfico sobre a condição do negro no Brasil. 1ed.Brasília: Centro de Documentação e Informação – Cedi, 2018, v. 1, p. 397-397.
Nome: Ariane do Carmo Silva
Contato: ariane.carmos@gmail.com
Linha de pesquisa: Políticas educacionais e diversidade étnica e racial; Interseccionalidade entre raça, gênero e classe e desigualdades educacionais no Brasil.
Biografia: Pós-graduada em Direito Processual Cível pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021) e bacharel em Direito pela Universidade Nove de Julho – Uninove (2018); pós-graduada em Direitos Fundamentais e Processo Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM e Instituto Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2019); Membro da Pastoral Afro Achiropita, no bairro do Bixiga, com experiência em ações de combate ao racismo, resgate e preservação de valores culturais e sociais afro brasileiros presentes na comunidade através do sincretismo, memória e oralidade; Ex-voluntária na Casa Mestre Ananias – Centro Paulistano de Capoeira e Tradições Baianas, auxiliando na realização de atividades culturais direcionadas para a comunidade do Bixiga; Ex-secretária da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil – OAB/SP (2019/2021); Membro do Comissão Especial do Terceiro Setor – OAB/SP (2022/2024); Colaboradora no grupo de pesquisa interdisciplinar Fateliku da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Advogada associada ao escritório Barcellos Tucunduva Advogados (atual).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1850203127708222
Produção bibliográfica:
- Princípio do Acesso à Justiça e Vulnerabilidade – uma análise dos obstáculos socioeconômicos e exclusão social no sistema judiciário brasileiro (2022).
- Religiões Afro-brasileiras e Neopentecostalismo – Limites ao Exercício do Direito Fundamental de Liberdade de Crença (2019).
- Direitos Culturais e Multiculturalismo no Estado Brasileiro – Uma Análise da Festa de São Benedito no bairro do Bixiga (2017).
Nome: Darla Fróes
Contato: darlafroes@hotmail.com
Linha de pesquisa: Pensamento de(s)colonial e epistemologias Sul-Sul: desdobramentos educacionais
Biografia: Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP). com período sanduíche na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) Professora de História na Rede Municipal de São Paulo (SME/SP). Integra o Grupo de Pesquisa FATELIKU (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP). Atua na área de formação de professores da educação básica, História da África com ênfase aos estudos dos países de língua portuguesa (Moçambique/ Angola e Guiné Bissau), educação antirracista e educação para as relações étnico raciais, e na educação popular em direitos humanos para formação de agentes em Segurança Pública.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0550761541673046
Produção bibliográfica:
Nome: Jacqueline Moraes Teixeira
Contato: jacqueline.teixeira@unb.br
Linha de pesquisa:
Biografia: Professora Adjunta no Departamento de Sociologia da UnB (SOL/UNB). Doutora em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde também obteve o título de mestre. Possui graduação em Ciências Sociais (USP/2008) e graduação em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie/2012). É pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) realizando pesquisas na área de gênero, raça, sexualidade e religião. Pesquisadora do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America) e pesquisadora colaboradora do ISER (Instituto de Estudos da Religião) e do Numas (Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença da USP. Desenvolveu estágio de pós doutorado no CEM ( Centro de Estudos da Metrópole) vinculada ao Departamento de Ciência Política da USP. Atualmente é vice coordenadora da Comissão de Laicidade e Democracia da ABA e membro do Comitê editorial da Cadernos Pagu. Além de professora da UnB, atualmente, segue como professora colaboradora na área de Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças do Programa de Pós Graduação em Educação da USP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0018301593481016
Produção bibliográfica: