Concluídas

Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista

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Palavra(s)-Chave do Pesquisador:

20/06481-4
Auxílio à Pesquisa – Regular
01 de março de 2021 – 28 de fevereiro de 2023
Ciências Humanas – Educação – Fundamentos da Educação
National Research Foundation, África do Sul

Rosenilton Silva de Oliveira
Rosenilton Silva de Oliveira
Beverley Martha Thaver
University of the Western Cape (UWC), África do Sul

Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Ellen de Lima Souza; Nosisi Percis Dlamini; Pumla Pamella Cutalele-Maqhude; Rosangela Malachias

21/04719-6 – Fortalecimento de identidades e direitos na educação, BP.TT
21/04404-5 – Educação antirracista e formação de professores: Brasil-África do Sul, BP.TT
21/04405-1 – Consciência histórica e política da diferença na consecução de uma educação antirracista, BP.TT

Formação de professores; Racismo; Educação antirracista; Ancestralidade; Epistemologia África do Sul-Brasil

África do Sul | Brasil | Educação Antirracista | Epistemologia | formação de professores | Racismo | Formação de professores

Resumo

A distinção entre Brasil e África do Sul em nível superficial parece nítida, porque os dois países são estados-nações que passaram por formas muito diferentes de colonialismo. Neste trabalho supomos que a educação é chave que abre caminho às questões morais, éticas, sociais, filosóficas e ideológicas (KUMARAVADIVELU, B, 2017). Além disso, é importante notar que a abordagem da condição do sujeito colonizado (SPIVAK, 2010) foi iniciada em debates e estudos que fazem parte de um movimento da teoria pós-colonial (BALLESTRIN, 2013; BERNARDINO-COSTA, MALDONADO TORRES, GROFOSGUEL, 2019). Considerando essa crítica pós-colonial e decolonial sobre a produção de epistemologias eurocêntricas, como seria possível entender o processo de mudança das diferenças para as desigualdades sociais e sua reprodução nos contextos escolares? Para responder é essencial aumentar o conhecimento sobre o que é a educação descolonizadora, na qual são trazidos princípios orientadores, que reconhecem as diferenças para o desenvolvimento de práticas pedagógicas justas, equitativas e igualitárias (SANTOS, 2007). O material empírico da análise tratará de dois universos complementares: análise documental e entrevistas. A análise documental inclui duas partes: a revisão da literatura e o exame das fontes primárias. Pensando especificamente, a questão central desta pesquisa é: em que consiste uma educação anti-racista? Para responder e considerando a multidimensionalidade do racismo nos dois contextos, Brasil e África do Sul, foram definidos três eixos temáticos: Eixo 1 – Consciência histórica e política da diferença; Eixo 2 – Fortalecimento de identidades e direitos e Eixo 3 – Princípios estéticos (oralidade, corporalidade e ancestralidade).

Acesso para o repositório da USP: clique aqui. Atenção: caso tenha alguma dificuldade em acessar os dados da pesquisa, por favor, avise-nos enviando uma mensagem para: fateliku@usp.br

Fortalecimento de identidades e direitos na educação

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Assunto(s):

21/04719-6
Bolsas no Brasil – Programa Capacitação – Treinamento Técnico
01 de junho de 2021 – 28 de fevereiro de 2023
Ciências Humanas – Educação – Tópicos Específicos de Educação
National Research Foundation, África do Sul

Rosenilton Silva de Oliveira
Yohana Stoppa Ferreira de Souza

Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

20/06481-4 – Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista, AP.R

Educação antirracista; Racismo; Formação de professores; Epistemologia África do Sul-Brasil

Resumo

A partir da proposição geral do projeto que consiste em compreender de forma comparativa, as conexões epistêmicas e estéticas que professores/as brasileiros/as e sul-africanos/as constroem em relação à descolonização de pedagogias nos programas de Formação de Professores, o plano de Trabalho da bolsista TT1 está atrelado de modo direto aos objetivos específicos que compõe o Eixo 2. Fortalecimento de identidades e direitos e seus dois subitens: A) A cidadania, advocacy (movimentos sociais na escola – liderança) e B) Novas epistemologias para questões contemporâneas. Neste sentido sua atuação tem por objetivo: a) Identificar e mapear iniciativas de Liderança Educacional desenvolvida pela comunidade escolar, cujo objetivo seja enfrentar/superar as desigualdades de classe, gênero e raça/etnia; b) Examinar as interfaces entre ações educacionais e políticas públicas criadas para enfrentar vulnerabilidades sociais, especialmente aquelas observadas no campo da educação e, se possível saúde e alimentação (ODS-4-3-2).

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Educação antirracista e formação de professores: Brasil-África do Sul

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Assunto(s):

21/04404-5
Bolsas no Brasil – Programa Capacitação – Treinamento Técnico
01 de maio de 2021 – 31 de janeiro de 2023
Ciências Humanas – Educação – Fundamentos da Educação
National Research Foundation, África do Sul

Rosenilton Silva de Oliveira
Viviane Rodrigues do Nascimento

Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

20/06481-4 – Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista, AP.R

Epistemologia; Educação antirracista; Formação de professores; Racismo; África do Sul-Brasil; Estudo comparativo

Resumo

A partir da proposição geral do projeto que consiste em compreender de forma comparativa, as conexões epistêmicas e estéticas que professores/as brasileiros/as e sul-africanos/as constroem em relação à descolonização de pedagogias nos programas de Formação de Professores, o plano de Trabalho da bolsista TT1 está atrelado de modo direto aos objetivos específicos que compõe o Eixo 1. Consciência histórica e política da diferença e seus dois subitens: a) Política pública de formação de professores; b) Educação pela diferença. Neste sentido sua atuação tem por objetivo auxiliar na reflexão sobre o modo pelo qual a temática afro e ameríndia é institucionalizada nos currículos dos cursos de pedagogia em três universidades públicas brasileiras, e o tema da diferença e das desigualdades raciais são contemplados na formação docente na África do Sul.

Acesso para o repositório da USP: clique aqui. Atenção: caso tenha alguma dificuldade em acessar os dados da pesquisa, por favor, avise-nos enviando uma mensagem para: fateliku@usp.br

Consciência histórica e política da diferença na consecução de uma educação antirracista

Processo:
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Vigência:
Área do conhecimento:
Convênio/Acordo:

Pesquisador responsável:
Beneficiário:

Instituição Sede:


Vinculado ao auxílio:

 

Assunto(s):

21/04405-1
Bolsas no Brasil – Programa Capacitação – Treinamento Técnico
01 de maio de 2021 – 31 de janeiro de 2023
Ciências Humanas – Educação – Fundamentos da Educação
National Research Foundation, África do Sul

Rosenilton Silva de Oliveira
Sarah Soares Morais

Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

20/06481-4 – Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista, AP.R

Epistemologia; Formação de professores; Educação antirracista; Racismo; África do Sul-Brasil; Estudo comparativo

Resumo

A partir da proposição geral do projeto que consiste em compreender de forma comparativa, as conexões epistêmicas e estéticas que professores/as brasileiros/as e sul-africanos/as constroem em relação à descolonização de pedagogias nos programas de Formação de Professores, o plano de Trabalho da bolsista TT1 está atrelado de modo direto aos objetivos específicos que compõe o Eixo 3. Princípios Estéticos, éticos e políticos e seus dois subitens: A) Educação antirracista; B) Pedagogias descolonizadoras, princípio Ubuntu e Lógica Exúlica Neste sentido sua atuação tem por objetivo colaborar no desenvolvimento pedagógico os conceitos de "Ubuntu" considerando as singularidades no Brasil e na África do Sul e sua aplicabilidade em atividades de formação de professores, com vistas a superação de todas as formas de discriminação observadas nos contextos escolares.

Acesso para o repositório da USP: clique aqui. Atenção: caso tenha alguma dificuldade em acessar os dados da pesquisa, por favor, avise-nos enviando uma mensagem para: fateliku@usp.br