Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista
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A distinção entre Brasil e África do Sul em nível superficial parece nítida, porque os dois países são estados-nações que passaram por formas muito diferentes de colonialismo. Neste trabalho supomos que a educação é chave que abre caminho às questões morais, éticas, sociais, filosóficas e ideológicas (KUMARAVADIVELU, B, 2017). Além disso, é importante notar que a abordagem da condição do sujeito colonizado (SPIVAK, 2010) foi iniciada em debates e estudos que fazem parte de um movimento da teoria pós-colonial (BALLESTRIN, 2013; BERNARDINO-COSTA, MALDONADO TORRES, GROFOSGUEL, 2019). Considerando essa crítica pós-colonial e decolonial sobre a produção de epistemologias eurocêntricas, como seria possível entender o processo de mudança das diferenças para as desigualdades sociais e sua reprodução nos contextos escolares? Para responder é essencial aumentar o conhecimento sobre o que é a educação descolonizadora, na qual são trazidos princípios orientadores, que reconhecem as diferenças para o desenvolvimento de práticas pedagógicas justas, equitativas e igualitárias (SANTOS, 2007). O material empírico da análise tratará de dois universos complementares: análise documental e entrevistas. A análise documental inclui duas partes: a revisão da literatura e o exame das fontes primárias. Pensando especificamente, a questão central desta pesquisa é: em que consiste uma educação anti-racista? Para responder e considerando a multidimensionalidade do racismo nos dois contextos, Brasil e África do Sul, foram definidos três eixos temáticos: Eixo 1 – Consciência histórica e política da diferença; Eixo 2 – Fortalecimento de identidades e direitos e Eixo 3 – Princípios estéticos (oralidade, corporalidade e ancestralidade).
Acesso para o repositório da USP: clique aqui. Atenção: caso tenha alguma dificuldade em acessar os dados da pesquisa, por favor, avise-nos enviando uma mensagem para: fateliku@usp.br
Fortalecimento de identidades e direitos na educação
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A partir da proposição geral do projeto que consiste em compreender de forma comparativa, as conexões epistêmicas e estéticas que professores/as brasileiros/as e sul-africanos/as constroem em relação à descolonização de pedagogias nos programas de Formação de Professores, o plano de Trabalho da bolsista TT1 está atrelado de modo direto aos objetivos específicos que compõe o Eixo 2. Fortalecimento de identidades e direitos e seus dois subitens: A) A cidadania, advocacy (movimentos sociais na escola – liderança) e B) Novas epistemologias para questões contemporâneas. Neste sentido sua atuação tem por objetivo: a) Identificar e mapear iniciativas de Liderança Educacional desenvolvida pela comunidade escolar, cujo objetivo seja enfrentar/superar as desigualdades de classe, gênero e raça/etnia; b) Examinar as interfaces entre ações educacionais e políticas públicas criadas para enfrentar vulnerabilidades sociais, especialmente aquelas observadas no campo da educação e, se possível saúde e alimentação (ODS-4-3-2).
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Educação antirracista e formação de professores: Brasil-África do Sul
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A partir da proposição geral do projeto que consiste em compreender de forma comparativa, as conexões epistêmicas e estéticas que professores/as brasileiros/as e sul-africanos/as constroem em relação à descolonização de pedagogias nos programas de Formação de Professores, o plano de Trabalho da bolsista TT1 está atrelado de modo direto aos objetivos específicos que compõe o Eixo 1. Consciência histórica e política da diferença e seus dois subitens: a) Política pública de formação de professores; b) Educação pela diferença. Neste sentido sua atuação tem por objetivo auxiliar na reflexão sobre o modo pelo qual a temática afro e ameríndia é institucionalizada nos currículos dos cursos de pedagogia em três universidades públicas brasileiras, e o tema da diferença e das desigualdades raciais são contemplados na formação docente na África do Sul.
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Consciência histórica e política da diferença na consecução de uma educação antirracista
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Resumo
A partir da proposição geral do projeto que consiste em compreender de forma comparativa, as conexões epistêmicas e estéticas que professores/as brasileiros/as e sul-africanos/as constroem em relação à descolonização de pedagogias nos programas de Formação de Professores, o plano de Trabalho da bolsista TT1 está atrelado de modo direto aos objetivos específicos que compõe o Eixo 3. Princípios Estéticos, éticos e políticos e seus dois subitens: A) Educação antirracista; B) Pedagogias descolonizadoras, princípio Ubuntu e Lógica Exúlica Neste sentido sua atuação tem por objetivo colaborar no desenvolvimento pedagógico os conceitos de "Ubuntu" considerando as singularidades no Brasil e na África do Sul e sua aplicabilidade em atividades de formação de professores, com vistas a superação de todas as formas de discriminação observadas nos contextos escolares.
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