VOCÊ JÁ VIU UM CIENTISTA?

A ficção tá repleta de cientistas! Cheios de ideias mirabolantes, invenções inimagináveis e às vezes bem malucos. Mas além do jaleco branco, os esteriótipos não representam em quase nada as pessoas que fazem ciência. Você já conheceu um cientista de verdade? Um pesquisador brasileiro? Pois essa também é uma das missões do CFCB, aproximar alunos do ensino médio da verdadeira realidade das várias pessoas envolvidas na geração de conhecimento.
Além dos esteriótipos já ditos, ainda há a falácia de associar ciência a genialidade. É só você pensar nos nomes que lembramos quando falamos de ciência e com certeza serão pessoas que revolucionaram com seus pensamentos, que mudaram paradigmas e causaram grandes impactos com suas pesquisas. Gênios como Einstein, Newton,  Marie Curie, Da Vinci, entre outros. Mas a verdade que poucos conhecem é que além desses nomes milhares de pessoas trabalham duro e constroem, tijolinho por tijolinho, todo conhecimento que fundamenta as grandes teorias e invenções. E esses milhares com nomes são pouco lembrados,  são tão cientistas quando Einstein!

CIENTISTAS SÃO GÊNIOS?

QUALQUER UM PODE FAZER CIÊNCIA?

Cientistas existem e a grande maioria deles não são gênios! São pessoas comuns, curiosas e sedentas em saber. O CFCB é idealizado por alunos do curso de Ciências Biomédicas, aspirantes a cientistas que buscam acender essa chama em vocês, alunos do Ensino Médio. Queremos mostrar que a cientista não tem gênero, idade ou cor! 

Desde 2016, alunos e professores do curso de Ciências Biomédicas promovem o Curso de Inverno em Ciências Biomédicas, agora com nova cara e nome:

Curso de Férias em Ciências Biomédicas

Durante uma semana, convidamos alunos do ensino médio para conhecer e vivenciar um pouco do universo de cientista biomédico. Todos os dias temos atividades com aulas teóricas e práticas, conectando conhecimento e experimentação como verdadeiros cientistas!

Vem com a gente descobrir que ciência é (e deve ser) para todos!