2º Festival Justiça, Cultura e Arte da FDRP
de 26 a 31 de maio de 2025
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP realizará seu II Festival Justiça, Cultura e Arte. As atividades acontecem em diversos espaços da unidade, de segunda-feira a sábado, e também no Teatro do Campus, nos dois últimos dias.
A variada programação valoriza a produção artística local e vai desde um mergulho nos tempos da ditadura no Brasil, com o filme Madre, passando pela intercessão de cultura e arte, no debate e lançamento do livro de quadrinhos de Cordeiro de Sá sobre os gêmeos, e tem ainda oito atividades relacionadas à cultura negra, além de um inédito “espetáculo burlesco drag”.
No último dia, um workshop vai mostrar a importância das abelhas e ensinar como criar colmeias das espécies nativas. E no encerramento, a peça Cemitério de Mulheres, que foca a violência de gênero.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Para o espetáculo “Plumas à Paulista”, os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível. E para o workshop sobre abelhas, os organizadores pedem a inscrição antecipada através do link bit.ly/abelhasusp .
A organização do Festival na FDRP contou com apoio de praticamente toda a equipe operacional e administrativa da unidade. A programação foi estruturada a partir de uma Comissão Organizadora com alunos, professores e funcionários, presidida pelo professor Camilo Zufelato e coordenada pelo jornalista Luís Ribeiro. Foram fundamentais as parcerias com a Fundação da USP (FUSP), Fundação para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa do Direito (FADEP); TUSP – Teatro da USP; Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus: Centro Acadêmico Antonio Junqueira de Azevedo (CAAJA); Divisão Regional de Ensino – Ribeirão Preto; Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídico-Raciais Esperança Garcia (NUEPEG); Organização Social Reação; Curso de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e Programa de bem-estar da FDRP.