Fratres Cello Ensemble
Participação da solista Gabrielly Pinheiro. Abertura do Duo de Bolso – Flauta e piano
Às 20h, no Auditório da FDRP
O projeto Duo de Bolso é uma colaboração entre o pianista Mateus Santin da Unicamp e o flautista Lucas Herrera, do departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).
O Duo tem ênfase no repertório camerístico para a formação, realizando intenso trabalho com repertório contemporâneo de compositores ainda vivos e também colaborando com estes em novas obras. O projeto nasceu como uma parceria em festivais nacionais de música entre os anos de 2023 e 2024, se apresentando tanto em duo como em colaboração a outros instrumentistas nacionais e internacionais, com destaque para o Festival Plurisons 2024 (Belo Horizonte – MG).
Serão apresentadas as obras Sonatina Para Flauta e Piano (1947) e Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993).
A apresentação do Fratres Cello Ensemble – Violoncelo em Sua Essência, terá a participação da Soprano Gabrielly Mariane Pinheiro e a regência do maestro José Gustavo Julião de Camargo.
O grupo surgiu em 2016 a partir da união dos alunos da classe de violoncelo da USP-Ribeirão Preto, sob orientações do professor André Luís Giovanini Micheletti. O grupo já se apresentou em diversos palcos de Ribeirão Preto, São Paulo e diversas cidades do interior paulista e mineiro. Participou da sexta edição do festival Fiato al Brasile, em Faenza, Itália, em fevereiro de 2017, e no 3º Festival Abracello e Rio Cello, no ano de 2024, no Rio de Janeiro.
Com repertório variado, o grupo transita entre compositores eruditos como Villa-Lobos, Bach, Scarlatti e pelo cenário Pop, com músicas brasileiras e de grupos e cantores consagrados através de adaptações para essa formação, como Metallica, Michael Jackson, além de composições dos próprios integrantes.
No programa de sua apresentação no Festival: Eleanor Rigby – Lennon & Mccartney; Young and Beautiful – Lana del Rey; Lascia ch’io Pianga – Händel; Bad Romance – Lady Gaga; Prelúdio Bachianas 5 – Villa-Lobos; Suite da Terra – Calebe Lasso.

Gabrielly Mariane Pinheiro
Natural de Taquaritinga-SP, iniciou-se ainda criança na música, em especial atuando como salmista na Diocese de Nossa Senhora do Carmo em Jaboticabal-SP. Em 2023, ingressou no Bacharelado em Canto e Arte Lírica no Departamento de Música da FFCLRP-USP, na classe da professora Yuka de Almeida Prado. Também fez estágios em escolas de musicalização de Ribeirão Preto.
Durante a graduação, participou de masterclasses com renomados profissionais como Kismara Pissatti, Chiara Santoro, o tenor alemão Markus Brustcher e com a Diretora de montagem de ópera na Universidade do Cansas, Stella Markou. Em 2024, teve seu début no Theatro Pedro II. E ainda, marcou presença em um dos maiores festivais de música do Brasil, em Juiz de Fora, e também no maior Conservatório do Brasil em Tatuí, solando com a Orquestra Filarmônica da FFCLRP-USP, entoando canções brasileiras sinfônicas junto do Maestro Lucas Eduardo da Silva Galon.