Filme Madre
9h, no Auditório da FDRP, seguido de debate com as diretoras da obra. 

Madre é um documentário de longa-metragem que conta a história de Maurina Borges da Silveira, freira franciscana presa em 1969, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, torturada e exilada pela ditadura militar. Maurina foi acusada de terrorismo, de ser amante de um guerrilheiro, de acobertar materiais e reuniões de grupo de resistência armada e de destruir o que os militares consideravam “provas de subversão”.

Mais de 50 anos depois do que aconteceu com Maurina, sua história ainda carrega perguntas e rumores nunca esclarecidos. O filme revisita locais por onde a freira passou desde a prisão em Ribeirão Preto, passando pelo exílio no México, até seus últimos dias. Áudios e arquivos em vídeo, muitos deles inéditos, enriquecem o roteiro, resgatando atrocidades do regime militar no Brasil, enfatizando reflexões sobre o papel das mulheres na resistência e fazendo um paralelo com o que vivemos hoje na democracia brasileira.  Uma história contada, exclusivamente, por meio de entrevistas com mulheres: religiosas, historiadoras, jornalistas, ex-presas políticas.

Dirigido pelas documentaristas Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani e com uma equipe formada em sua maioria por mulheres, o documentário é fruto de uma pesquisa que começou há mais de 20 anos. Foi produzido pela NuOlhar Filmes, sediada em Campinas-SP, com apoio de arquivos da Cinemateca Brasileira, da EBC e da Tv Cultura, além da cessão de músicas de Chico Buarque, Gilberto Gil e Paulo César Pinheiro.

A produtora NuOlhar, especializada em documentários, atua com pesquisa, roteiro, produção e edição, assina uma websérie – com duas temporadas e três curta documentários.

Ana Paula e Marcela, coordenadoras de conteúdo da produtora, têm mais de 20 anos de experiência em jornalismo televisivo, na produção, reportagem, edição, apresentação de telejornais, com especialização em projetos de cinema, roteiro e documentário.

O filme Madre também pode ser visto na plataforma Globoplay – gratuito.

https://globoplay.globo.com/madre/t/rz95ssTHKc/

Mais sobre a produtora, consulte:

www.youtube.com/@nuolhar2262

www.nuolhar.com/

Instagram: https://www.instagram.com/nuolhar.doc/

Instagram do projeto As Vozes da Resistência: https://www.instagram.com/asvozesdaresistencia/