
Lançamento do projeto Homenagem à Juventude Negra na USP
Às 11h, no Auditório
A Congregação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) aprovou a criação de um monumento em homenagem à juventude negra na USP. O projeto, proposto pela Diretoria da Faculdade em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídico-Raciais Esperança Garcia (NUEPEG), busca reafirmar o compromisso da Universidade com a inclusão, a diversidade e o respeito à história afro-brasileira.
A iniciativa é compartilhada com a Associação de Antigos Alunos da FDRP, que lançará campanha para arrecadar os recursos necessários para a construção da obra. O apoio do Centro Acadêmico Antonio Junqueira de Azevedo também foi decisivo para a aprovação da proposta.
Na reunião da Congregação em que a obra foi aprovada, o relator da matéria, Prof. Camilo Zufelato, destacou que “no âmbito da FDRP são incontáveis as iniciativas de promoção das artes e da cultura como instrumentos de formação humanística, inclusão e pertencimento. De variadas modalidades, as artes sempre estiveram presentes na Unidade e nunca foram objeto de nenhum tipo de limitação sob qualquer viés. As manifestações artísticas de matriz africana devem receber o mesmo apoio e espaço que as demais manifestações artísticas, especialmente com o escopo de promover a referida pluralidade cultural e diversidade artística.”
Também o Diretor da FDRP, Prof. Nuno Coelho, destaca a importância da realização da obra, a despeito de manifestações isoladas que ignoram a importância da arte como elemento imprescindível da experiência e da formação universitária, e especialmente da justiça de se reconhecer a importância da presença da juventude negra na Universidade, após séculos de violenta exclusão.
O MONUMENTO
O Monumento foi encomendado ao renomado artista plástico Jorge dos Anjos, conhecido por suas criações que exploram a ancestralidade africana. A obra terá 8,5 metros de altura, pesará 3 toneladas, e será instalada na frente da FDRP – em uma via de grande circulação no campus de Ribeirão Preto.Nascido em Ouro Preto, Minas Gerais, Jorge dos Anjos é um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, com obras como o Portal da Memória, na Lagoa da Pampulha, e o monumento Zumbi Liberdade e Resistência – 300 anos, ambos em Belo Horizonte.
COMO APOIAR
A campanha de arrecadação será uma oportunidade para que toda a comunidade se una em torno desta causa histórica. Interessados em apoiar a construção do monumento poderão contribuir financeiramente e ajudar a transformar o campus de Ribeirão Preto da USP em um símbolo vivo de inclusão, respeito e reconhecimento da história afro-brasileira.
Para mais informações sobre como contribuir, entre em contato com a Diretoria da FDRP (dirfdrp@usp.br), com o NUEPEG ou com a Associação de Antigos Alunos da FDRP.