• Post last modified:26/08/2020
Página inicial do projeto.

 

Em parceria com a plataforma de arte on-line aarea, o GAIA foi parceiro deste projeto que evidencia o papel de humanos na Inteligência Artificial e suas condições de trabalho. Embora frequentemente apresentadas como automáticas e autônomas, a IA depende do trabalho de muitos humanos.

Para isso, foi criado um website interativo (inicialmente hospedado por 20 dias no domínio do aarea e, agora, de forma estática), onde foi possível conversar com algumas dessas pessoas que realizam Human Intelligence Tasks (HITs), pequenas tarefas utilizadas para treinar sistemas de IA. Este trabalho é marcado por uma lógica de pertencimento nulo diante do que que se constrói e de baixíssima remuneração – características que o projeto discutiu com esses trabalhadores, assim como especulou possíveis novas formas para a realização dessas atividades. Uma publicação digital e impressa será realizada até o segundo semestre de 2020, com coedição dos cinco turkers convidados para o projeto.

Participantes: Bruno Moreschi, Bernardo Fontes, Guilherme Falcão, Gabriel Pereira, Amanda Jurno, Rafael Tsuha, Livia Benedetti, Marcela Vieira, Adriano Ferrari e Luciano Ratamero.

Website do projeto.