Fala selvagens! O #CarreiraSelvagem de hoje irá falar sobre a Iniciação Científica da Julia, que envolve a identificação de Leishmania spp. em amostras de tamanduás e canídeos selvagens provenientes do Zoológico de Ilha Solteira – Centro de Conservação da Fauna Silvestre (Zoo – CCFS). Vamos entender mais sobre esse projeto de pesquisa?
Apresentação e objetivos da pesquisa
Meu nome é Julia Pinho Martins, tenho 20 anos, e estou iniciando o terceiro ano de Medicina Veterinária na FZEA – USP. A minha Iniciação Científica orientada pela Profa. Dra. Trícia Maria Ferreira de Sousa Oliveira teve início em agosto de 2023. O objetivo do projeto é identificar reservatórios silvestres de Leishmania spp. em Ilha Solteira – SP, região endêmica de leishmaniose, posto que a maior parte dos estudos se direciona à manifestação da doença em cães e gatos.
Atividades
Foram coletadas amostras biológicas de 36 mamíferos silvestres, entre canídeos (Cachorro-do-mato, Lobo-guará e Raposinha-do-campo) e tamanduás (Tamanduá-bandeira e Tamanduá-mirim) que estiverem sobre a tutela do Zoo-CCFS. Essas amostras foram enviadas para processamento molecular e sorológico no Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva Aplicada da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (LMVPA/FZEA/USP).
O projeto ainda está em andamento, e a previsão de publicação de um artigo sobre a pesquisa está para o primeiro semestre de 2024.
Como conseguiu a pesquisa?
No meu primeiro ano de faculdade, fiz Atividade Curricular Complementar (ACCOM), que começou em agosto de 2022 e terminou em março de 2023, no próprio LMVPA, onde faço minha IC atualmente. Foi importante para obter experiência e aprender a rotina do laboratório. Além disso, sem dúvidas, facilitou o processo para conseguir minha IC, porque a professora já tinha conhecimento de como eu trabalhava e do meu comprometimento com as atividades propostas. A partir daí, escrevemos o projeto, e iniciamos as pesquisas.