E aí selvagens! O #CarreiraSelvagem de hoje irá falar sobre a participação da Maria Júlia Otoni em um projeto de dispersão de sementes, o qual envolveu, monitoramento de fauna, observação e análise de aves, feito pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Vamos entender mais sobre esse projeto?
Apresentação e objetivos do projeto

Me chamo Maria Júlia Granella Otoni, tenho 22 anos e irei iniciar o quinto semestre de Medicina Veterinária na FZEA – USP.
Minha participação no projeto ReSeeD teve duração de uma semana em Julho de 2023, no campus Rio Claro – UNESP. Fui orientada, muito bem, pelos mestrandos, pela UNESP, Guilherme Canassa e Carina Motta, e pelo Robert Timmers, doutorando pela Utrecht University.
O objetivo do projeto é analisar a contribuição das interações animal-planta para a biodiversidade e a restauração dos ecossistemas da Mata-Atlântica.
Atividades realizadas



As principais atividades que fiz estavam relacionadas a subir em árvores, analisar as imagens e vídeos feitos pelas câmeras de monitoramento, instalação das redes para captura de aves e análise delas, como tamanho do bico e penas, coleta de sementes e conhecer a fauna e flora locais.
Além disso, aprendi a mexer em equipamentos utilizados para subir nas árvores, em câmeras para o monitoramento dos animais, e em materiais usados para a captura e análise das aves.
O projeto possui uma área de estudo bem grande, tendo algumas regiões localizadas em Araras, Rio Claro e São Carlos. E, em cada dia, fomos em uma área diferente e trabalhamos com as diferentes atividades citadas anteriormente.
Como conseguiu o estágio?
No primeiro semestre de 2023, assisti a uma palestra organizada pelo próprio GEAS – USP Pirassununga, feita pelo Biólogo Guilherme Canassa, um dos membros do projeto, sobre ”Captura e Amostragem de aves e mamíferos”. Naquele mesmo momento, me interessei pelo projeto e demonstrei vontade em participar dele. Porém, também é possível demonstrar interesse a partir do instagram do projeto, chamado ”reseed_project”. Com certeza, foi uma experiência bastante enriquecedora, já que tive muito contato e aprendizado em relação a captura, monitoramento, e análise da fauna e da flora dos locais.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site clicando no botão ao lado: