E aí selvagens! Nesta edição de #CarreiraSelvagem temos Júlia Carboni apresentando sua Iniciação Científica sobre “Detecção de Paramixovírus e Coronavírus obtidos de swabs de amostras de morcegos de Pernambuco” Sob a orientação da Profa. Dra. Helena Lage Ferreira.
APRESENTAÇÃO:
Meu nome é Júlia Carboni e nesse ano de 2024 irei começar o quarto ano de Medicina Veterinária e entrei para o GEAS em 2023, como gerente de Marketing.
Comecei minha primeira Iniciação Científica no segundo semestre do ano de 2023, a qual será finalizada no meio desse ano de 2024, com a duração de um ano de projeto. O objetivo deste projeto é avaliar e caracterizar a presença de diversidade dos paramyxovírus e coronavírus em amostras de swab oral e anal coletadas de morcegos de Pernambuco, no bioma da Mata Atlântica. Para isso foi detectado a presença de genoma viral nessas amostras, além do sequenciamento desse genoma em amostras positivas através do método de Sanger e por fim, a realização de uma análise filogenética das sequências obtidas para entender a diversidade desses vírus circulantes em diferentes espécies de morcegos na Mata Atlântica.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Para esse projeto foram coletadas 200 amostras de swab misto, caracterizado por um pool contendo um swab oral e um swab anal de cada animal de morcego amostrados no estado de Pernambuco, durante o período de 2023 e 2024. Essas amostragens foram obtidas através de campanhas de coleta com utilização de redes de neblina ou busca ativa. De cada animal capturado, foi realizada a identificação taxonômica através de chaves de identificação.
As atividades a serem desenvolvidas consistem na extração dos ácidos nucleicos das amostras de swab oral e anal de morcegos e, em seguida, a realização de PCR para a detecção viral. Em caso de amostras positivas será realizado a purificação e o sequenciamento dos amplicons e, em seguida, a análise das sequências com a construção das
árvores filogenéticas.
Além de tudo isso, ainda tive a oportunidade de acompanhar a captura e realizar biópsias em morcegos capturados aqui na FZEA-USP.
COMO FOI O PROCESSO SELETIVO:
Não houve um processo seletivo para começar esse projeto. Comecei realizando ACCOM no laboratório de Medicina Preventiva Animal aqui da FZEA-USP. Isso fez com que eu tivesse mais interesse na área e após conversar bastante com a Profa. Dra. Helena Lage Ferreira ela me proporcionou a possibilidade de eu realizar um projeto nessa área dos morcegos.