#Carreira Selvagem: Estágio Curricular em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres

E aí, selvagens! Nessa edição do #Carreira Selvagem vamos conhecer um pouco da experiência da Ana Vitória durante o seu período de Estágio Supervisionado Obrigatório.

 

Apresentação:

Sou a Ana Vitória e conclui o último período de Medicina Veterinária o ano passado (ano de 2023). Me interesso pela área de Animais Silvestres desde o início da graduação, realizando estágios extracurriculares na área e participando como ouvinte do GEAS USP Pirassununga.

No início de 2023, entrei para diretoria do GEAS como gerente de Recursos Humanos.

Quando cheguei no período de Estágio Supervisionado Obrigatório, pude participar de experiências incríveis no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS) da Unesp Botucatu, no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do município de Araras/SP (CRAS Pró-Arara) e no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Atividades desenvolvidas:

Nos três locais, pude acompanhar e auxiliar em diversas atividades, sendo realmente inserida na rotina.

Tanto no CEMPAS quanto no LAPAS os estagiários passavam por uma rotatividade diária nas atividades, sendo que no CEMPAS as tarefas eram divididas em manejo, ambulatório e filhotes, enquanto no LAPAS as atividades eram divididas em manejo alimentar, manejo de limpeza, atendimento, clínica e filhotes, permitindo aos estagiários auxiliarem na alimentação dos animais e cuidados sanitários, mas também participarem de procedimentos clínicos e cirúrgicos, acompanhando consultas a pets exóticos e o atendimento de animais de vida livre. Em relação ao CRAS Pró-Arara os estagiários eram destinados principalmente aos cuidados com os animais internados, participando mais efetivamente das tarefas do ambulatório, além de auxiliar em atividades de educação ambiental.

No CEMPAS e no LAPAS, a duração mínima de estágio é de 1 mês, tendo início no primeiro dia do mês e término no último dia do mês.

Processo seletivo:

Para participar da seleção de estagiários do CEMPAS e do LAPAS, é importante seguir as orientações descritas nos sites de cada instituição, os quais citam os documentos necessários. Além disso, é importante se atentar as datas de envio dos documentos, pois nesses locais existe um prazo para inscrição e solicitação de estágio.

Em relação ao CRAS Pró-Arara, a solicitação de estágio deve ser feita no site da Prefeitura (site Ganha Tempo Araras) e uma dica é entrar em contato com o CRAS Pró-Arara através do email antes de iniciar o cadastro no site, para informar as médicas veterinárias do local sobre o seu interesse em estagiar ali e por meio do email, elas podem te orientar quanto aos próximos passos. Outra dica é  realizar o cadastro no site com antecedência para ter um tempo mais tranquilo para providenciar os documentos solicitados pela Prefeitura. Além disso, é importante inserir TODOS os documentos solicitados e colocá-los no formato PDF para que seu cadastro não seja indeferido.

Aprendi muito acompanhando os profissionais que trabalham em cada um desses locais, foram ótimas experiências!