Novo Banco de Desenvolvimento emite título de objetivos de desenvolvimento sustentável

Em 24 de março de 2021, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) concluiu a precificação de um novo título de RMB 5 bilhões com taxa fixa de 3 anos no mercado de títulos interbancários da China. O título dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi emitido sob os Padrões de Impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Padrão ODS do PNUD) e a Taxonomia Financeira ODS (China), e foi emitido como parte do Programa de Títulos de RMB 20 bilhões do Banco no Mercado Interbancário de Títulos da China.

A emissão atraiu grande interesse de uma base diversificada de investidores tanto onshore, na China continental, quanto offshore. O título foi precificado a uma margem mais apertada na diretriz de preço, com rentabilidade de 3,22%.

O NDB se tornou o primeiro emissor a fazer uso do Padrão ODS do PNUD, bem como a Taxonomia Financeira ODS (China) no Debt Capital Market. A transação gerou uma demanda notável de uma base de investidores geograficamente diversa. O livro de ofertas final ultrapassou RMB 10 bilhões, excedendo mais de 2 vezes o limite. A distribuição geográfica dos investidores foi a seguinte: 51% oriundos da China continental, 27,5% da Ásia-Pacífico (exceto China Continental), 15% de Europa, Oriente Médio e África e 6,5% da Américas.

Os recursos do título serão totalmente alocados para financiar o Programa de Empréstimo de Emergência à República Popular da China para o Apoio à Recuperação Econômica da COVID-19, no valor RMB 7 bilhões. Este Programa está alinhado principalmente com o ODS nº 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável.

“Estamos muito satisfeitos por sermos o emissor pioneiro sob os Padrões ODS do PNUD sob a Taxonomia Financeira dos ODS do PNUD China”, disse Leslie Maasdorp, Vice-presidente e CFO do NBD. “O NBD tem um grande foco em sustentabilidade e no impacto do desenvolvimento de acordo com os ODS. Nesse sentido, mapeamos cada projeto para um ODS principal e ODS adicionais. Nosso objetivo estratégico é mobilizar fundos para os projetos que geram benefícios econômicos, sociais e ambientais para a sociedade, bem como preencher o gap de financiamento para alcançar os ODS.”
“É animador ver a reação positiva dos investidores a este título ODS emitido pelo NBD, o qual marca a primeira instância global de um banco de desenvolvimento multilateral colocando os Padrões Financeiros ODS do PNUD à prova”, afirmou Beate Trankmann, Representante Residente do PNUD na China. “O entusiasmo do mercado de capitais demonstra o papel importante que o NBD pode desempenhar na alavancagem de financiamento para apoiar a concretização dos ODS. Estamos entusiasmados por nos juntarmos ao NBD, dando este primeiro passo para fornecer lições e evidências de que investir nos ODS pode gerar retorno econômico, bem como benefícios sociais e ambientais.”

“O Novo Banco de Desenvolvimento, um banco de desenvolvimento multilateral (MDB, na sigla em inglês) emissor pioneiro no mercado de panda bonds, mais uma vez fechou outra transação importante”, disse Hu Kun, Gerente Geral do Departamento de Banco de Investimento e Gestão de Ativos do Banco da China. “O desenvolvimento sustentável sempre foi destaque no mercado da China, o forte enfoque nos ODS pelo NDB e o título oferecido correspondem exatamente ao interesse do mercado, e o resultado dessa colaboração é um título bem aceito com 51% alocados para investidores onshore e 49% alocados para investidores offshore, precificado por meio da avaliação de mercado secundário dos títulos em circulação do NBD a 2 pontos-base.”

O Banco da China foi o principal subscritor e bookrunner da emissão do título. Já o Banco Industrial e Comercial da China, o Banco Agrícola da China, o Banco de Comunicações, o Deutsche Bank (China), o DBS Bank (China) e o CITIC Securities foram os subscritores principais conjuntos do título.
Em dezembro de 2020, o NBD e o PNUD trocaram cartas oficiais e estabeleceram um canal de comunicação e troca de conhecimento técnico para dar seguimento ao financiamento dos ODS.

Histórico

O NBD foi fundado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países do BRICS e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento, complementando os esforços de instituições financeiras multilaterais e regionais para o crescimento e desenvolvimento global. De acordo com a Estratégia Geral do NDB, o desenvolvimento de infraestrutura sustentável está no core da estratégia operacional do Banco para 2017-2021. O NBD recebeu classificações de crédito de emissor de longo prazo AA+ de S&P e Fitch e classificação de emissor de longo prazo em moeda estrangeira AAA do Japan Credit Rating Agency (JCR) e do Analytical Credit Rating Agency (ACRA).

Em 28 de outubro de 2020, o NBD concluiu o registro de seu segundo programa de títulos em Renminbi no mercado de títulos interbancários da China. O NBD obteve aprovação para alavancar até RMB 20 bilhões no Mercado de Títulos Interbancários da China dentro de 2 anos a partir da data de registro do Programa. Os recursos do Programa serão usados para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros do Banco. As ofertas de títulos no âmbito do Programa serão elegíveis para investidores institucionais no Mercado de Títulos Interbancários da China e para investidores offshore em Renminbi por meio do esquema Bond Connect entre a China Continental e Hong Kong.

Traduzido por: Bruce Roberto Scheidl Campos

Fonte: https://www.ndb.int/press_release/ndb-issues-rmb-5-billion-sustainable-development-goals-bond/